Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (OU CIÊNCIAS CONTÁBEIS)
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL








UMA REFLEXÃO SOBRE O CÓDIGO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E O PROCON: A VINCULAÇÃO DO EQUILÍBRIO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO COM A CIDADANIA E A EDUCAÇÃO



MIRELLA MANGIA CARVALHO
Matricula: 201001326581





PROJETO INTEGRADORTeresópolis- RJ
17-06-2010


SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3
2. O EQUILÍBRIO ENTRE AS PARTES .............................................................................4
3. A IMPORTÂNCIA DO PROCON PARA A CIDADANIA E A EDUCAÇÃO ............ 5
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................. 6
5. REFERÊNCIAS .................................................................................................................. 7





















1. INTRODUÇÃO

O fornecedor é responsável pela qualidade e quantidade dos produtos que os tornem impróprio ou inadequados ao consumo. E umaempresa com vários vicios de fabricação se faz necessário criar um setor de qualidade , onde pode-se controlar as normas exigidas pelo cdc, como rotulagem, embalagem, quantidade, mensagem publicitária .Onde os produtos defeituosos não passem para o consumidor final .

O fornecedor deve criar um canal direto com o seu consumidor , onde o mesmo pode avaliar o desempenho do seu produto .

Hoje aclasse média tem acesso a bens de consumo que antes não tinha, com isso a informação chega mais rápido e o consumidor consegue hoje exigir os direitos que no passado não se exigia.

O consumidor hoje só compra um produto depois de pesquisar bem, presta atenção em detalhes que o fornecedor coloca no rótulo e compara com as informações ali contidas , caso haja divergencia na informação , oconsumidor tem a possibilidade de buscar informação em sites como o CDC para saber como proceder e buscar o seu direito , pode ser com a troca do produto pelo mesmo modelo, como com a devolução monetária ou se for o caso trocar o produto por um outro modelo.

.













2. O EQUILÍBRIO ENTRE AS PARTES


A relação de consumo baseando-se na boa fé, dá liberdade contratual , faz comque o conteúdo de um contrato feito pelas partes por exemplo , possa ser aperfeiçoado se baseando na honestidade, lealdade e da verdade, com isso tem por finalidade maior a manutenção ,causando assim um equilíbrio entre as partes . E com isso constitui um maior avanço em nosso sistema.

A relação de consumo tem como objeivo o atendimento as necessidades do consumidor , como respeito , a saúde ea segurança . Onde a base é a confiança , onde não se pode confiar que ambas as partes terão a conduta social correta.

Como em todo negócio sempre tem o pólo mais fraco , em alguns casos pode-se dizer que o pólo mais fraco é o consumidor , onde pode ter práticas abusivas no contrato devido a liberdade contratual , onde pode trazer insegurança.


















3. AIMPORTÂNCIA DO PROCON PARA A CIDADANIA E A EDUCAÇÃO

O Procon foi criado para proteger o consumidor, orientando –o em suas reclamações, informações sobre os seus direitos, fiscalizando as relações de consumo entre o consumidor e o fornecedor, ou seja o Procon está sempre alinha para que exerça a cidadania. O mesmo auxilia o poder Judiciário com o seu principal objeitvo que é tentar solucionar damelhor maneira possível as demandas entre o consumidor e o fornecedor.


A função do Procon é educar , orientar ou informar o consumidor, com isso o mesmo tem mais conhecimento sobre seus próprios direitos , claro que por mais avançado que o nosso código seja , ainda temos muito a aprimorar e a se interessar , pois creio que mesmo com o grande interesse do consumidor ainda tem muita...
tracking img