Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Chipset - O que é, pra que serve, divisão de PN e PS, principais
fabricantes e definir o barramento que ele utiliza.Conceito de onboard e offboard,
definir tipos de conectores (identificar quais são)

Um Chipset é o nome dado ao conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa-mãe e cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI, AGPe o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, Timer, controle dos sinais de interrupção IRQ e DMA, entre outras.

Em uma analogia, seria mais ou menos como o cérebro, recolhendo informações e enviando à parte do corpo adequada para a execução da tarefa de forma que a função solicitada seja efetuada de forma satisfatória.

O Chipset está também relacionado com oclock externo do processador e das memórias. Por exemplo, se o clock externo de seu processador possui um valor de barramento maior que o suportado pelo do Chipset, não seria possível aproveitar todo o potencial dele. As bem conhecidas placas de som e vídeo onboard, são circuitos de som e vídeo integrados no Chipset.


Atualmente, a maioria dos Chipsets é formada por dois chips principais,conhecidos como North Bridge e South Bridge. O North Bridge (Ponte Norte) ligado diretamente ao processador e cujas funções são o acesso às memórias e aos barramentos AGP e PCI e a comunicação com o South Bridge.

O South Bridge (Ponte Sul) que controla as interfaces IDE, USB. No South Bridge também está a conexão com a BIOS e o chip responsável pelas interfaces de mouse e teclado, interfacesseriais, paralelas, e interface para drive de disquete.

O Chipset é um dos principais componentes de um PC, ficando atrás do processador e das memórias. Portanto, um bom cuidado ao adquirir um computador é a escolha de placas-mãe com um Chipset adequado à sua necessidade para evitar futuros transtornos com relação ao desempenho.

Fabricantes:

ALi
ATI
Intel
nVidia
OPTi
SiS
ULiUtron
VIA
xPro

Se diz on board quando ele faz parte da própria placa mãe
Off board seria uma placa que vc compraria à parte para depois encaixar num dos slots da placa mãe

A escolha do Chipset é uma questão de extrema importância na aquisição de um PC/Placa-mãe novo(a), pois ele influencia diretamente o desempenho do sistema, ainda mais para nós, gamers, que sempre buscamos omáximo de desempenho.

Geralmente uma placa-mãe possui seu chipset dividido em duas partes: "ponte norte" (north bridge) e "ponte sul" (south bridge).
Ponte Norte
O chip ponte norte é também chamado de MCH (Memory Controller Hub) é conectado diretamente ao processador e possui as seguintes funções:
● Controlador de Memória;
● Controlador do barramento AGP (se disponível);
● Controlador dobarramento PCI Express x16 (se disponível);
● Interface para transferência de dados com a ponte sul.
Vale ressaltar que para processadores da AMD, como é o caso dos diversos modelos de Athlon 64, o controlador de memória está localizado no próprio processador, e não na ponte norte.

Ponte Sul
O chipset da ponte sul, também chamado ICH (I/O Controller Hub) é conectado à ponte norte e sua função ébasicamente controlar os dispositivos on-board e de entrada e saída. Ela controla:
● Discos Rígidos (IDE ou SATA);
● Portas USB;
● Som on-board;
● Rede on-board;
● Barramento PCI;
● Barramento PCI Express (se disponível);
● Barramento ISA (se disponível);
● Relógio de Tempo Real (RTC);
● Memória de configuração (CMOS);
A ponte sul é também conectada a dois outros chips disponíveis naplaca-mãe: o chip de memória ROM, mais conhecido como BIOS, e o chip Super I/O, que é o responsável por controlar dispositivos antigos como portas seriais, porta paralela e unidade de disquete.



2) Memórias - Pesquisar e definir os tipos de memória a seguir:
a) Rom
b) prom
c) eprom
d) eeprom
F) Flashrom

São memórias que não perdem o seu conteúdo com a falta de alimentação e por esse...
tracking img