Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOSSOMÁTICA
A psicossomática é antes de qualquer coisa, uma abordagem; um modo de entendimento do ser humano em toda sua integridade, sem separação mente/corpo.
Busca compreender asubjetividade da pessoa, sua historia de vida. Não privilegia mais doença ou o órgão, mas a pessoa com seu jeito de ser, de pensar e agir.
A psicossomática é o estudo empírico das relações mente-corpo emmedicina e formulação das bases teóricas para a compreensão sistêmica das doenças e das intervenções transdiciplinares da terapêutica.
Medicina Psicossomática: Chicago, década 1940 e doença orgânica esimbolização. Pesquisa sobre os conflitos desencadeadores de doenças psicossomáticas e sobre os tipos de personalidade propícios a desenvolverem estas doenças.
Conflitos específicos na etiologiapsicossomática (artrite reumatoide, asma brônquica, colite ulcerativa, doenças graves, hipertensão essencial, neurodermotite e ulcera péptica).

A ESCOLA PSICOSSOMÁTICA AMERICANA
Nos Estados Unidos ointeresse pela psicossomática surge por volta dos anos 30, consolidando-se em meados deste mesmo século com Alexander e Dunbar da escola de Chicago. Esses dois autores dirigiram seus trabalhos nosentindo de buscar estabelecer relações entre conflitos emocionais específicos e estruturas da personalidade com alguns tipos de doenças somáticas, como úlceras, enxaquecas, alergias, asma e distúrbiosdigestivos. Eles consideram que os transtornos psicossomáticos seriam “consequências de estados de tensão crônica relativa à expressão inadequada de determinadas vivencias, que seriam derivadas do corpo”.Flanders Dunbar (1902-1959): Fundador da Sociedade Americana de Psicossomática, conceptualizou, em 1943, uma teoria especifica para estas doenças, a teoria dos perfis da personalidade, segundo a quala conversão simbólica seria apenas uma forma de através da qual os mecanismos psíquicos influenciariam as funções somáticas.
Tipos de personalidade como fatos etiológico (acidentes, oclusão...
tracking img