Gramatica de uso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gramatica de uso

A gramatica sugere o desenvolvimento da comunicação de forma simples para que exista o maximo de produção possivel , fazendo com que a linguagem seja uma forma de interação. Otexto nada mais é uma interação comunicativa, o uso da linguagem deve promover algum tipo de reflexão. O ensino de gramatica deve ser voltado para uma gramatica reflexiva e auxilio da gramaticateorica e normativa para que seja possivel estabeler uma sequencia linguistica consequentemente gerando sentido para todo o texto.
A gramatica de uso não é consciente e sim internalizada, estrutura se ematividades que desenvolvem o automatismo das unidades, regras e principios da lingua. As atividades servem para o individuo azer internalizações linguisticas, construçoes, regras e principios de usoda lingua para que o individuo faça uso quando necessitar. As atividades de produção e compreensão textual, exercicios de vocabulario e atividades com variedades da lingua é uma boa pedida. Agramatica de uso pode ser trabalhada a partir das atividade orais e escritas dos alunos. A vantagem dessa gramatica é a internalização da linguagem, porem como desvantagem existe a questão estrutural dalingua que não é não enfatizada como na gramatica normativa. Os exercicios não precisam sair muito da normalidade, pois costumam ser bem diretos para o entendimento, como por exemplo, o uso deexercicios é simples e costuma ser bem eficaz.

A gramática explícita é a representação dos estudos lingüísticos numa atividade metalingüística sobre a língua. As gramáticas normativa e descritiva sãoteóricas explicando o mecanismo que o falante domina para usar a língua. Já as gramáticas reflexivas são atividades de observação da língua, detectando as unidades e regras. A gramática reflexiva parte dasevidências tentando formalizar que a gramática da língua é a gramática implícita do falante. Nas atividades lingüísticas, o usuário da língua estabelece uma interação comunicativa, construindo um...
tracking img