Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As formigas são pequenos insectos, da ordem dos himenópteros que pertencem à família dos Formicidae. As distintas espécies se distinguem por características próprias de comportamento e de formamorfológica. 70 % das formigas que existem vivem entre os dois trópicos. Têm uma visão um pouco fraca, mas utilizam as suas antenas para o olfacto, paladar e tacto.
Algumas espécies de formigas têm umaagulha como as vespas, mas todas têm uma glândula com veneno. As formigas com asas não são espécies diferentes, mas sim os exemplares que se encargam da reprodução da colónia. As fêmeas e os machos voamquando abandonam o ninho, apesar de depois perdem as asas. São animais que podem adoptar diferentes formas. Existem diferenças físicas entre formigas trabalhadoras, entre os machos e a fêmeas, etc.Todas as espécies de formigas conhecidas são sociáveis e vivem em colónias. Estas colónias podem ser compostas por poucos exemplares ou por muitos, chegando inclusive aos 100000 ou mais. Quase todasas espécies têm a classe obreira, composta por fêmeas estéreis. A sua função é de construir o ninho, cuidar das crias e conseguir alimento. Os seus olhos são pequenos e são ápteros.
Existem espéciesonde estas formigas põem ovos, que são utilizados para alimentar as larvas, pois não estão fecundados. Dentro de cada colónia existem formigas de vários tamanhos. As mais pequenas geralmente ficamdentro do formigueiro, enquanto as de maior tamanho saem ao exterior em busca de alimento. Outra função é a de proteger o formigueiro, por isso recebem também o nome de formigas soldado.
A formiga rainhapelo contrário é solitária. Não é acompanhada por nenhum macho quando forma o formigueiro. O seu tamanho é superior ao resto das formigas, inclusive os machos. Uma vez que tenha sido fecundada, asasas caem ou as arranca e cava uma pequena câmara onde permanece até ao ano seguinte. Em pouco tempo põe uns ovos que se transformaram em obreiras.
A formiga rainha depende de si mesmo para a sua...
tracking img