Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Viagem e Cerveja - Onde beber na Alemanha


A fama dos alemães supera até mesmo a dos belgas em termos de fazer cerveja. Trata-se de um povo que está em segundo lugar no ranking dos maiores bebedores de cerveja “per capita” mundiais.
Não é à toa. A Alemanha possui mais de 1200 cervejarias ativas na produção de mais de 5 mil marcas. Contando as bebidas não-alcoólicas, a cerveja é a terceiramais consumida (depois de água e café). Os estilos de cerveja mais comuns no país são:
PILSEN (ou Pils): é o tipo de cerveja mais consumido no país. É servida nos copos em forma de tulipa ou troféu e famosa pela sua coroa cremosa de espuma.
WEISSBIER: é a cerveja de trigo, turva e com aromas florais e frutados, talvez a mais famosa cerveja alemã, a qual se bebe em canecões de 1 litro nosBirgartens da Baviera (veja o texto mais abaixo).


Hacker-Pschorr Weisse, uma autêntica Weissbier bávara.
BOCK: Contém em média 7% a 7,5% de álcool, tem uma cor bem dourada e origens bávaras. Não é encontrada com facilidade por ser uma especialidade de temporada, sendo geralmente mais vendida em dias festivos, conhecida também como "bock de Natal".

ALT: Em Düsseldorf, que tem a fama demaior balcão do mundo, toma-se a Alt, que é mais escura e tem um frescor mais amargo, muito benquista no alto verão. Esta é servida em copos de 0,2 litro.

BERLINER WEISSE: É a favorita dos berlinenses: com um sabor um tanto ácido, ela tem cor um pouco turva e é servida em taças. Apreciada também quando adoçada com glucose de frutas silvestres, como a framboesa. Dica, assim, exótica entre ascervejas pelo seu visual colorido. Entretanto, insista em bebê-la pura, sem os xaropes de frutas, para poder apreciar este estilo que quase só é encontrado em Berlim.

SCHWARZBIER: Tem a cor preta dominante originada pelo uso do malte torrado. Até a metade do século passado, esta cerveja era a mais popular.

Schwarzbier da Hofbräuhaus
RUSS, RADLER, ALSTER: As cervejas mais escurasmisturadas com coca-cola ou refrigerantes de sabor limão levam o nome de Russ. Já quando levam a cerveja do tipo Lager ou pilsen são chamadas de Bierbowle ou Radler. Quando as cervejas mais claras são misturadas com refrigerante de sabor laranja, chamam-se Alster. Existem as misturadas com tequila ou bebidas energéticas com alto teor de cafeína e também com sucos de banana ou de cereja (por exemplo aBananenweizen ou a Kirschweizen).
Não dá pra falar em cervejas na Alemanha se não falarmos na região da Baviera, ao sul do país. Munique, a capital bávara, possui a mais antiga cervejaria em funcionamento do mundo (a Weihenstephan, de 1040) e a maior festa da cerveja do planeta, a famosa Oktoberfest. O “Paraíso da Cerveja” é o lugar na Alemanha onde você pode ver todos os estereótipos que vocêpode imaginar: O alemão pançudo de “lederhose” (traje típico bávaro), sempre com um caneco em riste, as alemãs de vestidos longos, e – mais que tudo – os Biergartens (jardins da cerveja).

Biergartens são verdadeiros "jardins da cerveja"
Trata-se de um espaço ao ar livre onde se bebe, se come os pratos típicos alemães, e sobretudo se confraterniza em grandes mesas comunitárias. É aí que a famade “fechados” dos alemães vai definivamente embora... Uma visita a Munique fará você acreditar que os alemães – todos eles – passam o dia todo bebendo cerveja. E parece mesmo que eles bebem o tempo todo, todo dia, geralmente em canecos de 1 litro.

Berlim
Foram os alemães bávaros que instituíram, em 1516, a famosa Reinheitsgebot, ou, para os íntimos, a Lei de Pureza da Cerveja, a qualdeterminava que a breja local só poderia, dali em diante, ser produzida utilizando-se apenas água pura, malte e lúpulo. Tudo isso só para se ter idéia do que a cerveja sempre representou para o povo alemão.
DICAS DO BREJAS
BREJAS já visitou vários Biergartens alemães, e recomenda alguns:
• Torre Chinesa do Englischer Garten, em Munique: É talvez o maior biergarten de toda a Alemanha. Fica dentro do...
tracking img