Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Benefícios da atividade física Todos nós sabemos que a prática regular de atividade física traz enormes benefícios para a nossa saúde. Mas, você sabe quais são eles? Pois é, são tanto que fica difícil enumerarmos. A atividade física pode melhorar o sono em adultos e idosos que apresentam insônia. O mecanismo é simples. Com 30 a 40 minutos de caminhadas ou exercícios de baixo impacto pelo menos 3vezes na semana, sua musculatura relaxa, reduzindo o estresse, levando a melhores noites de sono. Além disto, ajuda na perda e controle de peso de forma saudável. Só com a atividade física conseguimos diminuir o peso sem perder massa muscular. E, como se sabe, a perda de massa muscular é extremamente prejudicial para aqueles que desejam emagrecer com saúde. Protege de doenças sérias como doençascardíacas, hipertensão arterial, estresse, depressão.
 
Além disso, mulheres que fazem exercício com regularidade apresentam menores índices de câncer de cólon e mama. Outro grande benefício da atividade física é prevenir osteoporose, artrite, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer. Um famoso professor de medicina de Harvard, Dr. Walter Willett diz em um dos seus maiores estudos a seguintefrase: “À exceção de não fumar, a atividade física é a única opção que você pode ter para buscar uma vida mais saudável e manter afastadas doenças crônicas“. E é assim que temos que encarar a atividade física, não só como uma questão de estética, mas uma questão de saúde, bem estar e prevenção de diversas doenças que atingem a população atual em enormes proporções.
Por isso, procure orientaçãoprofissional adequada para que a sua prática diária de atividades possa acontecer de forma saudável, evitando lesões e fadiga muscular. Fonte: Fernanda Campinho Nutricionista do DietaCerta
Sonho: um abdômen liso, sem gordura, com músculos tonificados e definidos. Realidade: aproximadamente 90% dos homens acima dos 40 anos têm barriga. Se, nas mulheres, a gordura tende a se localizar nas coxas, noquadril e nos glúteos, nos homens o excesso acumula-se na barriga. "É inevitável. O ganho de peso vai direto para o abdômen, essa é uma característica do sexo masculino", afirma o endocrinologista Antonio Roberto Chacra, da Unifesp.
 
O estilo de vida reforça essa tendência. A bebida e os petiscos do "happy hour", a feijoada do sábado e o churrasco de domingo, somados ao sedentarismo e aoestresse, transformam-se em gordura localizada. Controlar a alimentação, dando preferência a verduras, frutas, legumes e cereais, é o primeiro passo para eliminar a barriga e não gerar outros problemas. "O fato de ter barriga, sem excesso de gordura nos glúteos, é sinal de que o indivíduo corre mais rico de ter diabetes e problemas do coração, principalmente se for fumante", alerta o médico. "Essa é umagordura localizada muito difícil de sair, porque é mais resistente. Somente com um trabalho árduo, pesado e intenso é possível ter benefícios", explica Paulo Zogaib, especialista em medicina esportiva e fisiologia do movimento. Adotando uma alimentação balanceada e seguindo um programa de treinamento físico adequado, são necessários três meses, em média, para as mudanças se tornarem visíveis -o quenão quer dizer que a barriga irá simplesmente sumir nesse período. Somente a persistência garante resultados significativos. Combinação eficaz Um dos maiores mitos da luta contra a barriga é acreditar que os pneuzinhos desaparecem depois de alguns meses fazendo apenas exercícios abdominais.
Essa atividade não promove a queima de gordura, mas sim o enrijecimento da musculatura da região doabdômen. Mesmo tonificados, os músculos ficam cobertos pelas camadas de gordura, que só serão queimadas com exercícios aeróbicos, como caminhadas, bicicleta ou corrida. "Não adianta fazer só um tipo de exercício. É importante associar os abdominais com aula de aeróbica, natação ou qualquer outra atividade aeróbica que dê prazer para o praticante", recomenda Zogaib. Quanto mais intenso for o exercício...
tracking img