Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3856 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação Curso: PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Módulo: A Infância 1 Série/Semestre: 3º semestre Carga Horária semestral (h/a): 80 h. Carga Horária semanal (h/a): 8h/semanal Teórica: 80 h. Prática: Total: 80 h. Período Letivo: 2012/1 Turno: matutino Turma: única

Objetivo Geral: Apresentar a criança na faixa etária de 1 a 10 anos emsua totalidade biopsicosocial, abordando o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social e as possíveis alterações.

Ementa: Caracterizar a criança na faixa etária de 1 a 10 anos em seu aspecto biopsicossocial, abordando desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social e os principais teóricos. O estudo do processo de aquisição da linguagem, e do processo de internalização de normas elimites. Reflexões sobre processo de aprendizagem e sobre o papel da escola no desenvolvimento da criança. Caracterização dos processos adaptativos evolutivos. Estudo das teorias culturalistas e organização da personalidade. Reflexões sobre o efeito da separação dos pais e luto na infância.

Conteúdo Programático: 1. O desenvolvimento infantil e história da psicologia do desenvolvimento. 2. Odesenvolvimento da criança de 1 a 3 anos: motor, afetivo, cognitivo e social. 3. O processo de separação e individuação de Margareth Mahler 4.Organizadores psicológicos de René Spitz. 5. Importância das relações familiares e sociais nessa faixa etária. 6. Características do desenvolvimento da criança de 4 a 7 anos: motor, afetivo, cognitivo e social. 7. Construção da identidade: complexo de Édipo,fantasia de exclusão, figura combinada dos pais.

1

8. Desenvolvimento do superego. 9. O processo de escolha do objeto, correlação relações objetais, socialização e meio. 10. Processo de aquisição de regras e limites. 11.O papel da família e da escola no desenvolvimento da criança. 12. Função psíquica: vontade. 13. Distúrbios evolutivos adaptativos: anorexia pós desmame tardio. 14. Funçãopsíquica: pulsão instintiva. 15. Fixação na fase oral e suas consequências na personalidade e nas psicopatologias. 16. Psicologia do Ego: Hartmann, Kohut e Kernberg. 17. Enurese, fatores biológicos e psicológicos. 18. Fixação na fase anal e suas consequências na personalidade e psicopatologias. 19. Processo de aprendizagem, aspectos familiares e sociais que podem interferir. 20. Problemas de aprendizagem:fluxograma de Garfinkel. Altas habilidades acadêmicas. 21. Ansiedade na infância: normal e patológica. 22. Dislexia: diagnóstico e tratamento. 23. Desenvolvimento da criança de 8 a 10 anos: motor, afetivo, cognitivo e social. 24. Auto imagem, o processo de construção, a imagem real, idealizada, distorcida e destruída. 25. Importância do grupo na infância 26. Separação dos pais, possíveisconsequências: Bow lby e Françoise Dolto. Separação, perda e luto na infância. 27. O normal e o patológico no desenvolvimento infantil e as diferenças individuais. 28. O processo de aquisição da linguagem: Luria Chomsky, Vygotsky e Piaget. 29. Função psíquica psicomotricidade: linguagem e suas alterações. Gagueira. 30. Questões de gênero na infância. 31. A conduta anti social de Winnicott. 32. Teoriasculturalistas: Karen Horney, Sullivan, Erich Fromm e Adler.

2

Avaliação:

Avaliação: 1- Nota formativa: peso 3 2- Nota Somativa: peso 7, composta: a) Provas escritas: peso 8 b) Seminário: peso 1 Normas de apresentação/avaliação:- Fluxograma do conteúdo; -Texto explicativo do fluxograma (produzido pelos alunos e distribuído aos colegas); -Apresentação oral; -Referências bibliográficas.

c)Portifólio: peso 1. ESTUDO DE CASO: - Discussão da abertura do problema: - Termos desconhecidos; - Identificação dos problemas do problema; - Hipóteses em base no conhecimento prévio (mapa conceitual); - Objetivos de estudo a serem estudados. - Síntese do estudo individual com fontes consultadas: - Teorias ou autores que comprovam ou refutam as hipóteses iniciais. - Síntese do fechamento do...
tracking img