Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM
FACULDADE DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – FACIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROFESSOR: Esp. MARCÍLIO GERALDO MENDES










PRESTAÇÃO DE CONTAS AO MINISTÉRIO PÚBLICO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE PATOS DE MINAS

WESLEY DANIEL BARBOSA GONÇALVES










PATOS DE MINAS – MG
2009
WESLEYDANIEL BARBOSA GONÇALVES













PRESTAÇÃO DE CONTAS AO MINISTÉRIO PÚBLICO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE PATOS DE MINAS

Projeto apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade das Ciências Sociais Aplicadas, do Centro Universitário de Patos de Minas, sob aorientação do Professor Me. Fagner Oliveira de Deus.






PATOS DE MINAS – MG
2009
LISTA DE FIGURAS




SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 Justificativa 5
3 Objetivo Geral 6
3.1 Objetivos Específicos 6
4 Caracterização da Organização 7
4.1 Histórico 7
4.2 Dados Importantes 8
4.3 Análise da Organização Face ao Meio Ambiente Político, Econômico e Social ao qual está inserida 9
5 REVISÃO TEÓRICA12
5.1 Um breve histórico Contábil 12
5.2 Contabilidade: conceitos e sua relação com a sociedade 13
5.2.1 Plano de Contas 15
5.3 Ambientes Sociopolíticos 15
5.4 Entidades Sem Fins Lucrativos 18
5.5 Sistemas de Informações 21
6 METODOLOGIA 24
7 CRONOGRAMA DE TRABALHO 26
REFERÊNCIAS 27



1. INTRODUÇÃO




No atual contexto histórico, observa-se uma crescente evolução emtermos de números, da quantidade de empresas sem fins lucrativos, tanto no Brasil quanto mundial. Elas representam uma parcela de sociedade que está preocupada com o meio ambiente político, natural e social ao qual estão inseridas, ganhando, dessa forma, importância na medida em que os setores público e privado tomam ciência da incapacidade do Estado em atender as necessidades latentes dasociedade.
Diante disso, o Terceiro Setor se encaixa como aquele que veio para suprir necessidades que o Estado deveria cumprir e não consegue, possivelmente por má gestão e por causa da grande burocracia existente. No Brasil, essas entidades “vieram a calhar”, pois se observa, principalmente, uma grande lacuna sócio-cultural deixada pelo Estado.
Esse setor exisge uma demanda crescentepara se tornar organizado a fim de agilizar e aprimorar os procedimentos tanto internos e de auxílio à sociedade, quanto de se organizar para prestar contas de seus atos para o Ministério Público, com é o caso das Fundações.
Nesse ponto, a Tecnologia da Informação (TI) surge como alternativa para as entidades se tornarem organizadas no nível administrativo. À medida que a (TI) temavançado e a pressão competitiva tem forçado inovações dentro das organizações, inclusive do Terceiro Setor, as maneiras habituais dos profissionais propiciarem informações aos seus gestores têm se tornado cada vez mais insuficientes para as necessidades e também para tomada de decisão.
Neste contexto e diante de um ambiente cada vez mais complexo tecnologicamente para o sucesso dessasentidades, faz-se necessário que a Contabilidade, como um instrumento valioso de informações para a tomada de decisões, passe a administrar a sua base de informações e aproveitar as oportunidades que as novas tecnologias de informação oferecem.
A Fundação Educacional de Patos de Minas possui todo esse aparato contábil, além de aplicar valiosos recursos para trazer para dentro da entidade aTecnologia da Informação, com a finalidade de, em conjunto com a contabilidade, auxiliar na gestão interna da entidade ao passo que também irá facilitar a prestação de contas ao Ministério Público, órgão ao qual está obrigada a prestar contas de seus atos.



2. Justificativa




O atual processo de prestação de contas da FEPAM[1] ao ministério público consiste na elaboração de...
tracking img