Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O NeanderWin é um simulador da máquina Neander, definida no livro do Raul F. Weber (UFRGS), Fundamentos de Arquitetura de Computadores, Ed. Sagra Luzzatto. A máquina original foi estendida nessesimulador para incluir algumas instruções para carga de dados imediatos no acumulador e operações de entrada e saída de dados para dois dispositivos mapeados em nosso simulador: um teclado e umvisor.
Algumas características do processador Neander são:
Largura de dados e endereços de 8 bits;
Dados representados em complemento a dois;
Acumulador de 8 bits (AC);
Apontador deinstruções de 8 bits (PC);
Registrador de código de condição com 2 bits: negativo (N) e zero (Z).
O NEANDER é um computador muito simples, desenvolvido apenas para fins didáticos. Processadoresmodernos são muito mais complexos que NEANDER. Entretanto, mesmo processadores utilizados nas mais sofisticadas estações de trabalho são baseados nos conceitos elementares que você aprender com oNEANDER.
O NEANDERWIN estende o conjunto de instruções do NEANDER e oferece uma interface de programação amigável, com a entrada do código em representação simbólica, com diversasfacilidades para o programador, que tornam muito mais fácil o uso do processador NEANDER como ferramenta de ensino. Estão disponíveis versões tanto para o sistema operacional Windows e Linux. O códigofonte está disponível mediante solicitação.
O NEANDER só possui um modo de endereçamento: o modo direto (muitas vezes também chamado de absoluto). No modo de endereçamento direto, apalavra que segue o código da instrução contém, nas instruções de manipulação de dados, o endereço de memória do operando. Nas instruções de desvio, esse endereço corresponde à posição de memória ondeestá a próxima instrução a ser executada.
O NEANDERWIN foi estendido para ter mais dois modos de endereçamento: imediato e indireto. Maiores detalhes podem ser vistos na seção...
tracking img