Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Informações Implícitas
Autor: Fiorin


O texto citado tem como objetivo uma breve análise comparativa entre implícito, pressuposto e subentendido nos quais encontramos: asfalas os textos e os diálogos do nosso cotidiano.
É de uma importância a diferenciação dos pressupostos e subentendidos, pois os dois temas, apesar de serem bem parecidos, trazemduas concepções diferentes, o primeiro nos leva em conclusões fundadas em verdades, o segundo nos leva as conclusões próprias.
Sendo assim, passamos a expor cada um dos temas,nos quais nos fazem compreender as informações implícitas.
De acordo com Fiorin em todos os textos, certas informações nos são transmitidas explicitamente, enquanto em outras sãoimplicitamente, estão pressupostos e subentendidas. Um texto nos diz coisas que parece não estar dizendo, porque não as mente. Uma leitura eficiente precisa captar tanto asinformações quanto as implícitas. Um leitor se é perspicaz ele é capaz de ler nas entrelinhas. Se ele não tiver essa habilidade, passará por cima de informações importantes ou o que é bempior, concordará com as idéias e pontos de vista que rejeitaria de percebesse.
Fiorin nos fala que o texto pode ter dois tipos de informações: os pressupostos e os subentendidos.Os pressupostos são idéias não expressas de maneira explícita. Observe as frases abaixo:
• A) André tornou-se um antitabagista convicto.
A informação explícita éque hoje o André é um antitabagista convicto, e a informação implícita é de que anteriormente André não era um antitabagista convicto. Se ele fosse antes um antitabagista convicto,não se poderia usar o verbo torna-se.
• B) Pedro é o último convidado a chegar à festa.
As informações contidas no texto podem ser questionadas pelo ouvinte,
tracking img