Suiana@cimentoapodi.com.br

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa Realizada na Empresa General Product e a Teoria Administrativa de Taylor

Elierton Luis Severiano Mesquita Filho
Francisco Fagner Cordeiro de Macedo
Ismael Braz Vieira
Rita Iasete Santos Sousa
Suiana Pinheiro da Silva



Resumo

A Teoria Administrativa de Taylor nos leva a uma reflexão sobre os malefícios causados ao homem oriundos do Sistema produtivo, baseado noTaylorismo, que ao organizar os processos no mundo do trabalho, transformou o homem em máquina, além de gerar especialistas no sistema de produção, com visão limitada do processo. Percebe-se, pois, que na Teoria Administrativa de Taylor, não há preocupação com o ser humano e sim com a produção, redução de custos e tempo. Ao trabalhador resta o volume de trabalho, insegurança de se manter no emprego,insatisfação salarial e muita pressão no trabalho, podendo tudo isso culminar ao longo o tempo em questões problemáticas que venham necessitar de uma forte reflexão e intervenção que possibilite um equilíbrio entre os objetivos da empresa e a importância da satisfação do indivíduo em seu ambiente laboral.


Introdução

Administração Científica e suas origens
A administração científica é um modelode administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. Para Taylor os sistemas administrativos na época eram falhos. A falta de padronização nos trabalhos desenvolvidos, a forma de remuneração utilizada, eo controle do trabalho pelos seus superiores, foram as principais falhas estudadas por ele. (CHIAVENATO, P. 53)
Dos Princípios da Administração Científica
Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir eracionalizar sua execução.
• Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
• Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologiaestabelecida e dentro da meta. http://pt.wikipedia.org/wiki/Taylorismo
• Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível (execução). (http://pt.wikipedia.org/wiki/Taylorismo)
Em uma pesquisa realizada pelo nosso grupo, desenvolvida dentro das instalações da empresa General Product Proysa Indústria Ltda, podemos identificarque o tempo passou e os pontos evidenciados por Taylor ainda são muito presentes nas organizações, principalmente nas empresas produtivas. Pode-se dizer que por mais que o modelo taylorista tenha sido criado há muito tempo atrás, ele ainda está muito vivo. A empresa pesquisada é de origem Mexicana, com sede do Ceará, localizada no distrito industrial de Maracanaú, de propriedade do Sr. ElpídioMedina, que comprou uma fábrica de tintas que havia falido, da qual era um dos funcionários e passou a fazer uma tinta a base de resina orgânica, própria para embalagens de alimentos por não gerar risco de contaminação e odor nos produtos alimentícios em geral. Cada sede pode ter uma equipe de no máximo quatro funcionários, onde um gerencia e os demais agrupam as funções de execução do trabalho. Asatribuições do gerenciador são: Controle de qualidade, relatórios semanais de acompanhamento da produtividade e contato com o consumidor imediato do produto. Algo que nos chamou a atenção foi o número de funcionários por sede. Perguntamos a um deles qual o motivo desse número padrão. A resposta foi que para eles, (diretores), com um número mais reduzido de funcionários os custos são reduzidos e...
tracking img