Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Conforme as mudanças tecnológicas e a globalização, as empresas com fins lucrativos e não lucrativos tem incluindo o planejamento estratégico aos seus processos de gestão, onde o foco principal do planejamento é onde formulamos e organizamos os objetivos de longo prazo e como objetivo alcançá-los.
Saber utilizar os instrumentos do planejamento de forma correta, emodificando para realidade de uma empresa e se adaptando as suas necessidades pode ser uma agradável arma para a competitividade. É importante antes de qualquer coisa os gestores conhecer os tipos de planejamentos existentes como: Nível estratégico, tático e operacional. Portanto para uma empresa ter resultados satisfatórios necessita ter bons conhecimentos sobre os três tipos de planejamentos.Os três tipos de planejamentos são considerados de grandes níveis hierárquicos como vamos vê na pirâmide organizacional na figura 1, ele exemplifica cada tipo de planejamento, por quem é elaborado e o seu nível de hierarquia em sua estrutura, assim fica mais clara a visualização.


































1. O QUE É PLANEJAMENTOPlanejamento nada mais é que uma ferramenta administrativa, que torna possível perceber a realidade, avaliar caminhos, construir um futuro, organizando caminhos adequados e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo então um processo de decisão que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados.
Um planejamento bem realizado oferece várias vantagens em modogeral tais como: Controle apropriado, Serviços entregues conforme exigidos, melhor coordenação, segurança e etc. O tempo dedicado ao planejamento é importante para evitar problemas, pois sem ele as chances de dar errado são bem maiores.

2. QUAIS OS TIPOS DE PLANEJAMENTO


Na consideração dos grandes níveis hierárquicos, podem-se distinguir três tipos de planejamento:[pic]
Figura 1: Pirâmide Organizacional
2.1. Planejamento Estratégico (Nível estratégico)


O planejamento estratégico possibilita aos executivos estabelecer rumo a ser seguido pela empresa, este tipo de plano é elaborada pela alta administração ou pelos empreendedores que proporciona aos demais gerentes uma direção para o futuro da organização. Esse plano é conceituado comoprocesso gerencial, envolve a visão global de toda a empresa, possibilitando um conteúdo genérico e bastante sumarizados e são de longo prazo, geralmente de 5 anos ou mais.
O planejamento estratégico lida com as mudanças que ocorrem no ambiente, levando a tomadas de decisões a serem baseadas em julgamentos e não a dados concretos, por estarem muito mais sujeitos a incertezas. Esse planoresponde a questões do tipo: porque a empresa existe, o que ela faz e como faz, levando em consideração as competências e os desafios que pretende atingir no longo prazo, ou seja, aquilo que precisa ser feito para atingir resultados que sejam validos para a organização.


2.2. Planejamento Tático (Nível Tático)


Os planos táticos envolvem objetivos intermediários de cada determinadaárea de resultados e não a empresa como um todo, seja unidade de negocio ou departamento.
Este plano é mais detalhado e menos genérico do que o estratégico, eles são elaborados pela gerência média e são de médio prazo, geralmente entre 1 a 2 anos. Os planos táticos devem estar alinhados com o plano estratégico, estabelecendo uma coordenação e integração entre si.
Não há necessidadede elaborar planos táticos as pequenas e medias empresas, pois elas são uma forma intermediaria de traduzir os grandes planos estratégicos em ações do nível operacional, como as pequenas empresas são mais simples não é necessário deste nível do plano.
Um plano estratégico da origem a vários planos táticos, que são planos mais especialistas de acordo com as funções desempenhadas pela...
tracking img