Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3. Radiações Não Ionizantes
Martin Wells Astete

3.1. Introdução
Na sua forma mais simples, a radiação eletromagnética é um campo elétrico vibratório movimentando-se através do espaço associado a um campo magnético vibratório que tem as características do movimento ondulatório. O espectro eletromagnético estende-se, na parte não ionizante, numa ampla faixa de comprimentos de onda que vaidesde 100 Km até 10 nm, conforme mostra o Gráfico seguinte.

As radiações não ionizantes apresentam interesse do ponto de vista ambiental, porque os seus efeitos sobre a saúde das pessoas são potencialmente importantes, sendo que exposições sem controle podem levar à ocorrência de sérias lesões ou doenças. Por outro lado, há uma proliferação de equipamentos, inclusive de uso doméstico, que emitemradiações, tais como, fornos de microonda, radares para barcos (inclusive de recreação) lasers, inspeção para controle de qualidade, lâmpadas ultravioleta para eliminar germes, etc.

Como mostrado no Gráfico 2, existem diversos tipos de radiações ionizantes, classificados conforme o comprimento de onda e a freqüência da radiação. Para melhor compreensão desse Gráfico, a Tabela 2 especifica asunidades e símbolos utilizados.
TABELA 12 Significado de unidades e símbolos utilizados para medir comprimento de onda e freqüência da radiação não ionizante Unidades e Símbolos Grandeza Nome Símbolo Significado [ 1 = ] Quilômetro km 103 m = 1.000 m Metro m 1 m= 1m Comprimento Centímetro cm 10-2 m = 0,01 m de Milímetro mm 10-3 m = 0,001 m -6 onda Micrômetro 10 m = 0,000.001 m µm Nanômetro nm 10-9 m= 0,000.000.001 m Picômetro pm 10-12 m = 0,000.000.000.001 m Quilohertz kHz 103 Hz = 1.000 Hz 6 Megahertz MHz 10 Hz = 1.000.000 Hz 9 Freqüência Gigahertz GHz 10 Hz = 1.000.000.000 Hz Terahertz THz 1012 Hz = 1.000.000.000.000 Hz Petahertz PHz 1015 Hz = 1.000.000.000.000.000 Hz

É importante salientar que, com exceção da parte visível do espectro, todas as outras radiações são invisíveis edificilmente detectáveis pelas pessoas através de meios naturais. No caso dos efeitos térmicos (aquecimento) provocados, se a radiação for perigosa, a sensação de calor pode chegar tarde demais para avisar do risco. Isto obriga ao uso de detectores que determinam a existência e intensidade da radiação e cuja utilização aconselhamos seja feita por especialistas. Outra característica de interesse é que aradiação pode se transmitir através do vácuo, sem necessidade da existência de ar ou outros meios materiais. Por exemplo, toda a radiação solar que atinge a terra, que pode ser infravermelha, visível, ultravioleta, etc., é transmitida através do vácuo interplanetário. A seguir, analisam-se do ponto de vista ambiental os diversos tipos de radiações não ionizantes, com exceção das radiações visíveis,que são analisadas separadamente.

3.2. Radiofreqüências
Efeitos e ocorrência As radiações de grandes comprimentos de onda, ou de baixas freqüências, do tipo ULF (freqüência ultrabaixa), LF (freqüência baixa), etc., até as do tipo VHF

(freqüência muito alta), não apresentam problemas ocupacionais, pelo menos quanto ao que até 1980 se sabia de concreto sobre o tema. Eventualmente, nofuturo, poderão ser descobertos efeitos derivados de microaumentos de temperatura, localizados ou generalizados, que a radiação efetivamente pode provocar no organismo, ou de efeitos específicos dos campos elétrico e magnético, pelo qual sempre é recomendável não se expor desnecessariamente em locais onde existem geradores do tipo radiofreqüência, especialmente se a potência do equipamento for alta.Como medida acauteladora, recomenda-se sinalizar tais locais. As radiações de baixas freqüências são utilizadas em radionavegação, radiofaróis, radiodifusão AM, radioamadorismo, diatermia médica, radioastronomia, solda de radiofreq6uência, secagem de tabaco e usos semelhantes.

3.3. Microondas
Efeitos e ocorrência Os efeitos das microondas dependem da freqüência (ou comprimento de onda da...
tracking img