Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este estudo tem por objetivo verificar a relação e a importância da contabilidade no meio ambiente, analisando as inovações trazidas pela contabilidade ambiental face à sua capacidade de prover informações que possam alertar os vários agentes sócio-ambientais para a gravidade do problema vivenciado, ajudando desta forma, na busca de soluções e na tomada de decisões quecontribuam para a sustentabilidade ambiental econômica e social. O tema meio ambiente pode e deve ser examinado sob vários ângulos. Todas as ciências devem considerá-lo objeto de pesquisas e estudos haja vista sua importância para a humanidade.
Nos últimos anos, a globalização da economia vem aumentando a pressão, exercida pela sociedade, sobre as empresas que não respeitam o meio ambiente paraque estas adotem uma postura responsável, produzindo sem gerar agressão à natureza. Para isto elas estão implantando um Sistema de Gestão Ambiental de acordo com as normas da série ISO 14000.
A inclusão da proteção do ambiente entre os objetivos da administração amplia substancialmente todo o conceito de administração. Os administradores cada vez mais têm de lidar com situações em que partedo patrimônio das empresas é simplesmente ceifada pelos processos que envolvem o ressarcimento de danos causados ao meio ambiente, independentemente desses danos poderão ser remediados ou não. Por esta razão, aliada a exigência do mercado, estas empresas estão sendo obrigadas a adotarem uma política de controle, preservação e recuperação ambiental a fim de garantirem sua continuidade e promoveremsua prosperidade.
Com o passar dos anos, os recursos naturais, foram consumidos de maneira indiscriminada. Alguns, limitados e sem possibilidades de serem renovados, e outros, com possibilidades de preservação e renováveis, continuam sendo utilizados de forma inadequada. A geração desenfreada e a disposição inadequada dos resíduos constituem grande foco de poluição ambiental, ocasionandoproblemas nas áreas política, social, econômica, técnica, ambiental e de saúde, (SAVI, 2005) atenção cuidada para os recursos disponíveis na natureza ou a fabricação de produtos e resíduos que venham a afetar o meio ambiente é variável que se destacam no planejamento estratégico das empresas. Manter o grau de necessidades e desejos da população permitindo que os recursos naturais estejamdisponíveis para gerações futuras é um dilema que as empresas estão enfrentando nos últimos anos.

O que significa sustentabilidade


O significado da palavra sustentabilidade e derivada do latim sustinere (tenere, segurar; sus, para cima). Dicionários fornecem mais de dez significados para sustentar, sendo os principais para "manter", "apoio", ou "suportar". 
Sustentabilidade é ahabilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação dasnecessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo do eco vilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:

*Ecologicamente correto
* Economicamente viável
* Socialmente justo
* Culturalmente diverso

O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment - UNCHE), realizada em Estocolmo de 5 a 16 de junho de 1972, a primeira conferência das Nações Unidas sobre o...
tracking img