Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“Escola Técnica José Rodrigues da Silva”

Compressores
Pneumáticos

E

Acumuladores Hidráulicos

Aluna: Silvany Souza Lemos
Matéria: Hidráulica e Pneumática
Instrutora: Liliane
Turma: A109
Data: 30-03-2011

Acumuladores Hidráulicos

Os acumuladores hidropneumáticos são freqüentemente usados para armazenagem de energia hidráulica, compensada pelo nível do fluído que muda e absorveos choques. A compressibilidade dos fluídos hidráulicos é excepcionalmente baixa, então é necessário a introdução de um fluído mais compressível no sistema de modo a armazenar energia, e assim fazer com que o sistema reaja rapidamente às mudanças de nível do líquido aos choques
Acumulador é um aparelho que armazena quimicamente energia elétrica através da passagem de corrente contínua atravésdeste. Este funciona como uma espécie de pilha ou bateria que pode ser recarregada.
Os acumuladores mais comuns são os acumuladores chumbo-ácido e os acumuladores de níquel-ferro.

O acumulador chumbo-ácido é constituído por elétrodos de chumbo mergulhados numa solução de ácido sulfúrico diluído (eletrólito).
Os elétrodos são constituídos por uma liga de chumbo que contém 7 a 12% de antimônioque tem como função aumentar a dureza e a resistência à corrosão.
Quando se colocam os elétrodos dentro do eletrólito forma-se uma corrente que se desloca através do sistema assim constituído convertendo-se o óxido de chumbo (PbO), na placa negativa (cátodo) em chumbo metálico finamente dividido. A placa positiva (ânodo), de óxido de chumbo, é convertida em óxido de chumbo (IV).
Durante a descargaambos os elétrodos passam a sulfato de chumbo (PbSO4).
A força eletromotriz (f.e.m) de cada elemento de pilha é de cerca de 2 V (volt).
Nos motores de certos automóveis são usadas baterias de 12 V, com seis elementos de pilha.
O rendimento de um acumulador chumbo-ácido é de 75 a 90%, dependendo do valor da corrente de descarga.

O acumulador de níquel-ferro, também designado por pilha deEdison em homenagem ao seu inventor Thomas Edison (1847-1931) é constituído por uma placa positiva (ânodo) de óxido de níquel e uma placa negativa (cátodo) de ferro. O eletrólito é hidróxido de potássio.
Este acumulador apresenta um rendimento de 57% para um valor de tensão de 1,2 V. É utilizado em lanternas de bolso, máquinas de barbear, flashes, entre outros.

Descarga - Reações química nadescarga
O sulfato de chumbo, sendo insolúvel, fica aderente ao chumbo. Essa reação química é a fonte de elétrons para o acumulador. São os elétrons que provém dessa reação que o chumbo cede ao condutor c que os transporta ao polo positivo. Essa é, portanto, a reação química que liberta carga elétrica, isto é, que transforma energia química em energia elétrica. Vemos que, enquanto o acumuladorfunciona, o eletrodo de chumbo vai sendo consumido, e transformado em sulfato de chumbo.
Carga - Reações química na descarga
O sulfato de chumbo que cobre os eletrodos na descarga diminui muito a área desses eletrodos. A diferença de potencial entre eles vai diminuindo, e a resistência interna do acumulador vai aumentando, passando-se a obter uma corrente cada vez menor, até não se obterpraticamente nenhuma. Dizemos que o acumulador está descarregado. Para fazê-lo voltar às condições iniciais não é necessário substituir os eletrodos, como nas pilhas; basta ligá-lo a um gerador de f.e.m. de uns 6 volts, ligando o pólo positivo do gerador ao positivo do acumulador, e o negativo com o negativo (fig. 221). Passa então pelo acumulador uma corrente em sentido oposto ao da corrente que elefornece. Essa operação é chamada carga do acumulador. A corrente que passa é chamada corrente de carga. Durante a carga se dá a a reação:



Compressores Pneumáticos

Compressor é um equipamento industrial concebido para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso (ar, vapor de água, hidrogênio, etc...).Exitem dois tipos de compressores, conhecido de Compressores de deslocamento positivo e...
tracking img