Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética na Propaganda

Considerada a mais criativa do mundo, a propaganda brasileira poderá tornar-se também mais ética, se a sociedade se organizar para isso.Esse desafio, baseado na responsabilidade e na formação da consciência dos cidadãos, dirigi-se tanto aos publicitários e profissionais dos meios de comunicação, quanto do governo, instituições educacionais, famílias e a cada um de nós,por meio do exercício de uma liberdade responsável.
Com o fim de informar, sugerir o consumo ou compra e provocar reações ao público, os anúncios de impacto profundo sobre as pessoas, em termos de compreensão do mundo e de si mesmas, que tange a valores, escolhas e comportamentos.
Contrapõem-se aos princípios de moral e justiça os métodos de propaganda que produzem um dano em geral a certosgrupos.
A ética, vista sob enfoque econômico e social sugere o questionamento do relevante investimento financeiro improdutivo que representa a propaganda em muitos países.
O desafio ético surge quando o cosumismo quer tornar-se a regra em que o ter se sobrepõe ao ser.
Na linha ética social, é louvável o teor construtivo e útil de muitos anúncios, sujas mensagens inspiram fé,patriotismo, tolerância, compaixão e serviço ao próximo, promovem o cuidado com a saúde e incentivam a educação.

Ética no Marketing Internacional

Muitos motivos que levam uma empresa a operar países: oportunidades de vendas, redução de custos ou acesso vantajoso a matérias primas. É imperiosa a preocupação com hábitos e costumes locais desde que sejam preservados os princípios e valores básicos.Procedimentos que envolvam propina, pagamentos facilitadores presentes e entretenimento geram polêmicas e dilemas, por seu teor ético ou antiético. O bom senso so profissional de marketing deve leva-lo refletir sobre os critérios da eticidade e aplica-los
em cada situação, ainda que aparentemente os resultados de vendas sejam menores no curto prazo.

Ética e Defesa do Consumidor

Otema da defesa do consumidor tem sido bastante divulgado nos meios de comunicação.
No Brasil, a criação do órgãos e associações que surgiram e continuam a aparecer a cada dia incentivou a racionalização do processo de compra, fazendo com que o consumidor se tornasse mais exigente e seletivo. Quer de origem pública , quer privada, esses órgãos e associações encontram, ainda, pouca credibilidadejunto aos consumidores.
A fundação Procon, por exemplo, criada para a proteção e defesa do consumidor em 1976, ainda, com a estrutura de órgão da administração direta ligada à Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, desde seu início foi considerada entidade de referência para as demais, que surgiram em todo o Brasil. Essas fundação, pertence atualmente à educação ouorientação do consumidor, sendo sua atuação um canal de comunicação entre a comunidade e o Estado. É, portanto, um órgão de defesa do consumidor, e não fiscalizador. Dentro de sua filosofia, o Procon prioriza os seguintes direitos do consumidor: direito ao consumo, direito á segurança, direito a escolha, direito a indenização, direito a educação para o consumo, direito a um ambiente saudável.
NoBrasil, o movimento dos consumidores teve início em 1970, porém sua atuação só foi amplamente desenvolvida no final da década de 80, quando os brasileiros já se faziam representa, por meio do procon, na organização Internacional de Associação de Consumidores (IOCU), entidade não governamental reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU, que congrega muitas dezenas de países, a maioria dosquais considerados em desenvolvimento.
Criado em São Paulo, por particulares , em 1987, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEG), entidade civil de consumidores, veio solucionar o problema de consumidores lesados pelo governo ou pelas empresas estatais, que fugia da alçada do Procon, por existir conflito de interesses. Da mesma forma que em países desenvolvidos, o IDEC produz...
tracking img