Trabalho e liberdade- resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho e liberdade: reflexões sobre a história e perspectivas no trabalho (Ramon Victor Tissot, Augusto Neftali Corte de Oliveira, Ivan Colangelo Salomão) trata dahistória e da evolução do trabalho como prática humana e a glorificação do mesmo, que resultou em grandes e importantes transformações da sociedade.
Como fatorhistórico para estas transformações, cita-se o menosprezo que o trabalho manual tinha, sendo o mesmo até utilizado como castigo em séculos passados. No Brasil, o trabalhofísico nas lavouras de café e açúcar (principal economia do país na época) era exercida pelos escravos, e, com a abolição da escravatura e o fim do tráfico de negosAfricanos, foi sendo substituída pela mão-de-obra imigrante assalariada, cessando assim a falta de mão-de-obra e levando o país á uma nova etapa de desenvolvimento – “construiruma nova imagem do trabalho e valorizá-lo, diferenciando-o do então abolido trabalho escravocrata -, reconstruir as cidades e impor a ordem, civilizar o povo eindustrializar a economia.
Hoje, os autores citam o trabalho como uma forma de emancipação, prazer e realização para muitas pessoas, apesar da grande pressão ecompetitividade no ambiente de trabalho, levando algumas pessoas a terem doenças patológicas e resultando até mesmo em suicídio.
No que se diz ao futuro do trabalho, depende-sedo impacto das transformações tecnológicas, econômicas e políticas que o país enfrentar, que está desde sempre em constante mudança.
Em resumo, o texto mostra aevolução do trabalho e sua importante contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país no decorrer dos anos, até a atualidade e para gerações futuras.
tracking img