Trabalho transformadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disjuntores


É uma chave especial capaz de interromper um circuito com qualquer valor de carga, inclusive com curto-circuito. O desligamento do disjuntor pode ser provocado “voluntariamente” pelo operador, através de um comando manual, ou por comando dos relés de proteção.


Espécies de Disjuntores:


Disjuntores a Óleo: O meio isolante e de extinção do arcoelétrico dos disjuntores é o óleo mineral isolante. Os disjuntores a óleo dividem-se em: disjuntores a grande volume de óleo GVO e disjuntores a pequeno volume de óleo PVO. Segundo a norma NBR 5459/1987, item 3.98.3, disjuntor a grande volume de óleo é um disjuntor cujos contatos principais operam imersos em óleo, em quantidade suficiente para isolação entre as partes vivas e a terra. O mesmo item destanorma, define disjuntor a pequeno volume de óleo como: disjuntor cujos contatos principais operam imersos em óleo, que serve essencialmente para a extinção do arco e não para a isolação entre as partes vivas e a terra.


Disjuntores a grande volume de óleo – GVO:


São disjuntores que possuem uma alta capacidade de interrupção. O volume de óleo pode variar entre 200 e 20.000litros, conforme a tensão nominal e a sua capacidade de interrupção.
Disjuntores GVO de alta tensão possuem unidades individuais por fase, conectadas mecanicamente pelo mecanismo de operação de abertura e fechamento. Cada fase é constituída por um tanque contendo duas buchas externas com a função de isolar a parte metálica do potencial, duas câmaras de extinção conectadas na parte inferiordas buchas, os contatos móveis que fazem a ligação elétrica entre as câmaras, o mecanismo de acionamento dos contatos móveis, e quando necessário, transformadores de corrente conectados na parte inferior das buchas.
Câmara de extinção do disjuntor: Compartimento que envolve os contatos do circuito principal de um disjuntor, capaz de resistir às solicitações devidas ao arco, e destinado afavorecer a extinção deste arco.
A câmara de extinção do disjuntor a óleo deve ser projetada de tal forma a permitir com que o arco se alongue, se esfrie e se desionize.
Os principais tipos de câmaras de extinção utilizados são os de sopro transversal e os de sopro axial, existindo também o tipo que é uma combinação dos dois.
[pic]






Disjuntores a pequenovolume de óleo – PVO:


É um disjuntor para uso interno, cubículo, ou para uso externo pequeno volume. Possui o mesmo princípio de extinção dos convencionais. A câmara de extinção do disjuntor a óleo deve ser projetada de tal forma a permitir com que o arco se alongue, se esfrie e se desionize. Foi criado na Europa com a finalidade de usar menos óleo e diminuir os riscos de incêndio.Utiliza-se cerca de 10% da quantidade de óleo utilizado nos tipos de grande volume.
A grande quantidade de óleo utilizada nos disjuntores a GVO requer do técnico uma manutenção periódica, realizando a filtragem devido à carbonização gerada durante as interrupções de corrente. Por causa disso, os fabricantes começaram a pesquisar uma forma de utilizar menos óleo no equipamento. Essas pesquisasresultaram em avanços que trouxeram grandes modificações, tais como: redução da quantidade de óleo utilizado, melhoramento das características dielétricas e melhoramento do desempenho desses novos disjuntores, chamados "disjuntores a Pequeno Volume de Óleo - PVO",
As principais vantagens dos disjuntores PVO em relação ao GVO são:


→ Redução da quantidade de óleoisolante utilizado.
→ Necessita cerca de 20% do óleo utilizado em um GVO
→ O isolamento para a terra é garantido por isoladores de porcelana
→ São encontrados em todas as classes de tensão












Disjuntores a ar comprimido:


Os disjuntores a ar comprimido utilizam o ar natural comprimido em...
tracking img