Trabalho de resposabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: GESTÃO PÚBLICA
PÓLO: PARATY








DISCIPLINA: RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE










TURMA: 01
SEMESTRE: 02




















Paraty-RJ
Novembro/2010





SÉRGIO DOS SANTOS LEMOS – RA 232359
INGRID TAUFFNER – RA 236515
ROSÂNGELA REINALDA RAMOS – RA 222642FLÁVIA CHAVES MARINHO – RA 240461
MARIA DALVA LACERDA REIS – RA 232304
FLÁVIA COUTO ARAGÃO – RA 236514
SHEYLA TAUFFNER – RA 236520














DISCIPLINA: RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE





TURMA: 01
SEMESTRE: 02












Relatório apresentado como DESAFIO DE APRENDIZAGEN da disciplina de RESPONSABILIDADE SOCIAL EMEIO AMBIENTE do Curso de Gestão Pública do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Dax Goulart.


Paraty-RJ
Novembro/2010




SUMÁRIO



❖ SUSTENTABILIDADE





❖ POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE



❖ SANEAMENTO AMBIENTAL






❖ PLANEJAMENTO AMBIENTALSUSTENTABILIDADE



Conceitos:

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando osrecursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

“Planejamento”, segundo o dicionário virtual Aurélio – Século XXI (versão 3.1), é o “processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações (pelo governo, pela direção de uma empresa, etc.) visando à consecução dedeterminados objetivos”, ou ainda, “trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; planificação.”.

Assim, podemos então, definir o “planejamento ambiental” como a planificação de ações com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de determinada região. Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades,regiões, etc. Definição esta, que pode englobar também o planejamento ambiental empresarial, feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar melhorias ambientais.
Mas o planejamento ambiental como política pública envolve um pouco mais de questões como o levantamento de dados sobre a região para a qual se pretende fazer o planejamento e, a mais complicada: a análiseintegrada das diversas variáveis envolvidas.
Segundo R. F. Santos, em seu livro “Planejamento Ambiental: Teoria e Prática”, o planejamento ambiental pode ser definido como o “planejamento de uma região, visando integrar informações, diagnosticar ambientes, prever ações e normatizar seu uso através de uma linha ética de desenvolvimento”.
Ou seja, o planejamento ambiental como políticapública, mais do que uma simples planificação de ações, envolve um estudo detalhado e preciso do meio físico, biótico e sócio-econômico da região. É aí que entra o Zoneamento Ecológico – Econômico (ZEE) como subsídio ao planejamento ambiental.
O ZEE contribui para tornar o planejamento mais eficaz uma vez que estabelece quais os usos mais adequados para cada localidade de acordo com suascaracterísticas e capacidade suporte. Ajudando inclusive, na definição de áreas prioritárias ao planejamento ambiental.
A sustentabilidade é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Podem-se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: a...
tracking img