Trabalho ti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O final da Idade Média foi marcado por profundas mudanças econômicas e sociais que influenciaram a arte. O termo Renascimento designa uma nova postura do homem diante do mundo, substituindo o teocentrismo e a fé pelo antropocentrismo e pela ciência. Na pintura, a nova percepção foi marcada principalmente pelo uso da perspectiva, pelo jogo da oposição claro/escuro, pela racionalidade e pelarepresentação fiel das formas. Entre as alternativas abaixo, indique aquela que corresponde à definição de pintura renascentista.

Resposta
a.

b.

c.

d.

e.

1 pontos
Pergunta 2

(Ministério das Relações Exteriores – Instituto Rio Branco – Cespe/UnB – 2010). Leia o texto a seguir.

Nos países novos, nas terras ainda sem tipo étnico absolutamente definido, onde osentimento d’Arte é silvícola, local, banalizado, deve ser espantoso, estupendo o esforço, a batalha formidável de um temperamento fatalizado pelo sangue e que traz consigo, além da condição inviável do meio, a qualidade fisiológica de pertencer, de proceder de uma raça que a ditadora ciência d’hipóteses negou em absoluto para as funções do Entendimento e, principalmente, do entendimento artísticoda palavra escrita.
Deus meu! Por uma questão banal de química biológica do pigmento ficam alguns mais rebeldes e curiosos fósseis preocupados, a ruminar primitivas erudições, perdidos e atropelados pelas longas galerias submarinas de uma sabedoria infinita, esmagadora, irrevogável! (...)
Ah! Esta minúscula humanidade, torcida, enroscada, assaltando as almas com a ferocidade de animais bravios,de
garras aguçadas e dentes rijos de carnívoro, é que não pode compreender-me.
Sim! Tu é que não podes entender-me, não podes irradiar, convulsionar-te nestes efeitos com os arcaísmos duros da tua compreensão, com a carcaça paleontológica do Bom Senso.
Cruz e Sousa. Emparedado. In: Obra completa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1961, p. 659-60 (com adaptações).

Com relação às ideiasdesenvolvidas no texto acima, assinale a opção correta.

Resposta
a.
Ao mencionar ―a carcaça paleontológica do Bom Senso, Cruz e Sousa indica que o estudo dos fósseis poderia derrubar os mitos científicos sobre a raça que vigoravam na sua época.

b.
Nesse texto, Cruz e Sousa questiona o rigor das explicações científicas e menciona uma ―ciência d’hipóteses para mostrar o relativismo doconhecimento e as distorções a que muitos analistas podem chegar ao defenderem as suas teses.

c.
Cruz e Sousa demonstra que a ciência ainda não se desenvolveu plenamente nos países novos, o que impede a explicação de alguns fatos que ocorrem somente ali.

d. Ao empregar a expressão ―esta minúscula humanidade, o poeta faz referência a um grupo específico de pessoas que, como menciona noparágrafo anterior do texto, não pode ser confundido com o grupo constituído de ―alguns mais rebeldes e curiosos fósseis preocupados
e.
Na linha 11, o pronome pessoal ―tu refere-se ao leitor, tratado de modo respeitoso pelo escritor com o objetivo de convencê-lo quanto à veracidade dos argumentos mencionados sobre a questão racial e aspectos do entendimento artístico.
1 pontos
Pergunta 3

.Resposta
a.
esbravejar contra as imposições da escola, as quais ele considera praticáveis, mesmo que o aluno não exercite sua criatividade.

b.
afirmar a importância dos deveres escolares, visto que estes são dirigidos à parcela dos estudantes que realmente estudam.

c.
afrontar princípios defendidos pela instituição escolar, os quais ele acaba tachando de desinteressantespara alunos dedicados como ele.

d.
escusar-se da obrigação que lhe é imposta, debitando a impossibilidade de cumpri-la a circunstâncias pelas quais ele não seria responsável.

e.
confessar que dá prioridade às tarefas que a escola lhe impõe, deixando de ocupar-se de coisas mais prazerosas.
1 pontos
Pergunta 4

.

Resposta
a.
da expectativa dos visitantes em relação...
tracking img