Trabalho sobre o discurso do metodo de rene descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Roraima – UERR
Campus Caracaraí
Curso de Bacharelado em Direito
HUMANIDADES

RAIMUNDO JADSON SERPE DA SILVA

QUESTIONÁRIO SOBRE O DISCURSO DO MÉTODO DE RENÉ DESCARTES(PARTES 1, 2, 3 E 4)

Caracaraí, dezembro de 2012

1) Explique o que é o bom senso, segundo Descartes (1ª Parte).

O bom senso é a coisa que, no mundo, está mais bem distribuída: de fato,cada um pensa que está tão bem provido dele, que até mesmo aqueles que são os mais difíceis de contentar em todas as outras coisas não têm de forma nenhuma o costume de desejarem mais do que o que tem.2) Por que, segundo Descartes, “... as maiores almas são capazes das maiores virtudes e dos maiores vícios...”? (1ª Parte).

Porque elas podem ter o que quiserem sem muito esforço e lançar mãodo que precisam se torna mais fácil.

3) Descartes pretende impor um método que todos devem usar para buscar conhecimento? Justifique sua resposta (1ª Parte).

Descartes está preocupado emcriar um método no qual possa se pautar para que sua razão não se perca em caminhos obscuros que o levem ao engano, a exemplo daquilo que criticou nos saberes de seu tempo. Para ele, todos nasceram com amesma capacidade para pensar.

4) Por que Descartes considera importante saber algo dos costumes de diversos povos? (1ª Parte)

Descartes foi levado a verificar que "o costume e o exemplo nospersuadem mais do que um conhecimento certo". Método, como o leitor deve saber, significa, etimologicamente, caminho. Seguir um método corresponde, pois, a caminhar em direção determinada, quer dizer,com a consciência do fim a que se quer chegar.

5) Quais são as regras do método que Descartes propõe? Explique-as (2ª Parte).

Primeira regra: evitar a prevenção e a precipitação, só aceitandocomo verdadeiras as coisas conhecidas de modo evidente como tais e não admitir no juízo senão o que se apresentasse clara e distintamente, excluindo qualquer dúvida.
Segunda regra: dividir cada...
tracking img