Trabalho sobre a ceia do senhor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




10 – A Ceia do Senhor


TEXTO BÁSICO

1 Corintios 11.23-32


Versículo para decorar

“ Porventura o cálice da benção que abençoamos, não é comunhão do sangue de Cristo? E o pão que partimos não é comunhão do corpo de Cristo `` ( 1 Co 10.16 )



A Ceia do Senhor é umas das cerimônias mais queridas dos crentes, é preciso ser bem compreendida. É também uma dasordenanças que Cristo deixou para sua Igreja. Através dos tempos, a igreja tem celebrado a Ceia do Senhor.

1 – O QUE É A CEIA DO SENHOR ?

A CEIA designa uma refeição, geralmente feita à noite, em alguns lugares usa-se essa prática. Em relação à Ceia do Senhor, ela recebe vários nomes:

1 – Ceia do Senhor . Essa expressão é usada por Paulo em 1 Cor 11.20 do Senhor, por que foi instituída e ordenadapelo Senhor Jesus Cristo.

2 – Comunhão – No costume da igreja Primitiva, havia uma festa que precedia a Ceia do Senhor, chamada “ Festa ágape `` ( Ágape, palavra grega que se chama amor ), Os corintos levaram a extremos esse costume ( 1 Cor 11.17.22 ) Paulo diz ao participamos da Ceia, através dos elementos, estamos revelando a comunhão que temos com o corpo e com o sangue do Senhor Jesus (1 Co 10.16 )

3 – Eucaristia - É um termo usado pela igreja católica e por algumas denominações evangélicas. A palavra é transliteração da que foi traduzida por “ deu graças `` e significa isso “dar graças `` ( MT 26.27 ).
Há grupos que usam a expressão Santa Ceia. Ela não consta na Bíblia e certamente os que fazem uso dela querem expressar o seu caráter de santidade. Mas isso tem a ver como significado de sacramento do qual falaremos adiante.
Por essas razões, recomendamos o nome usado por Paulo, e de uso comum na Igreja Batista que é a Ceia do Senhor.

II – O SIGNIFICADO DA CEIA.

A ceia do Senhor tem um significado importantíssimo para igreja. Queremos destacar o sentido da Ceia em relação a dois aspectos. Cristo é a igreja.

1 – A Ceia em relação a Cristo – Jesus Disseno seus discurso, aos judeus, estas palavras que o escandalizam “ Se não comerdes a carne do filho do homem; e não beberdes o seu sangue, Não tendes vida em vós mesmos `` ( Jo 6.53 ) Jesus falava de uma identificação total do homem crente com ele.
A Ceia é constituída de dois elementos: o PÃO e o VINHO. Em relação a Cristo, o pão simboliza o seu corpo. Quando ele disse: “ Tomai, comei istoé o meu corpo ( MT 26.26 ) e “ isto é o meu sangue `` (v. 28 ) evidentemente Jesus estava falando de modo figurado, porque ali estava ele, com o seu corpo e pão. Com o seu sangue e, diante d´ele o vinho. O pão é pois, o símbolo do corpo de cristo e o vinho o símbolo do sangue de cristo.

a) Três tipos de ensino. A respeito da Ceia do Senhor há três ensinos mas só um bíblico.

(1)Transubstanciação – E a idéia prevalente da igreja católica, de que ao serem abençoados, os elementos se tornam verdadeiramente corpo e sangue de Cristo. Basta observar os elementos após a oração, para ver que não é verdade esta posição.
(2 ) Consubstanciação – Os adeptos da consubstanciação ensinan que o corpo de cristo, na Ceia, está com o pão, e o sangue de Jesus está com o vinho.
Os adeptos dessasduas teorias acima tornam a Ceia um sacramento e, nesse caso, era traria uma graça especial a quem dela participa. A Ceia não é um meio de graça apesar do seu alto significado.
(3) Memorial Entendemos pela palavra de Deus, que a Ceia é MEMORIAL. Ao instituir a Ceia, Jesus disse “ fazei isto em memória de mim `` ( 1 Co 11.24,25 ) A Ceia é em memória do Senhor Jesus e uma celebração da sua morte (V. 26 )

B. Um duplo anuncio. A Ceia é não somente um memorial, mas também um anuncio duplo. Quando participamos da ceia, estamos anunciando a morte do Senhor, Lembramos que ele morreu para nos salvar. E ao celebrar até que ele volte, anunciamos asu volta também. A Ceia do Senhor que dizer então: Jesus morreu, mas ressuscitou e voltará ( 1 Co 11.26 ).

2 – A Ceia em relação a Igreja – Na...
tracking img