Contabilidade, estoque e balancete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Processo Contábil Empresa Comercial
O empresario deve contratar um contador ou Escritorio de contabilidade, para abertura de sua empresa, depois é lhe dada informações importantes como:
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO = É um listado de todas as contas contabeis da empresa e de seus saldos a uma determinada data.

BALANÇO PATRIMONIAL = É uma demonstração contabil que apresenta a situação economicae financeira da empresa em determinada data. Os principais capitulos do balanço patrimonial são:

ATIVO = É o que empresa possui (bens e direitos)
PASSIVO = É o que a empresa deve (obrigações)
PATRIMONIO LIQUIDO = É a diferença do Ativo e o Passivo.

BALANÇO PATRIMONIA = ATIVO-PASSIVO = PATRIMONIO LIQUIDO.E é utilizado para apresentar a situração da empresa a uma determinada data, ou seja,só mostra a situação da empresa numa certa data, normalmente ao fim de um ano de atividades, é preciso analisar varios balanços consecutivos para poder ter uma ideia clara da evolução da empresa.

A contabilidade brasileira esta em intensa transformação. A cada dia, novas obrigações fiscais são implantadas pelo governo, como SPED Contabil, Fiscal, Nota Fiscal Eletronica e sabemos que a mudançasnão para por ai.





Operações Financeiras

São operações realizadas pelas empresas com o objetivo de gerar recursos financeiros. Onde podemos citar algumas delas:
APLICAÇÕES DE LIQUIDEZ IMEDIATA = São títulos de liquidez imediata porque a empresa resgata o valor aplicado mais os rendimentos no dia em que deseja.
APLICACÕES COM RENDIMENTOS PREFIXADOS= Nesse caso a empresa fica sabendo,no dia da aplicação, o valor dos seus rendimentos.
OPERAÇÕES COM DUPLICATAS = Consistem na remessa de títulos aos bancos, os quais prestam serviços à empresa, cobrando-os dos respectivos devedores.
E outras operações que nos gera juros.
JUROS COMPOSTOS:
Juros compostos - após cada período, os juros são incorporados ao principal e passam, por sua vez, a render juros. Também conhecido como"juros sobre juros".








AVALIAÇÃO DOS ESTOQUES

O método de avaliação escolhido afetará o total do lucro a ser reportado para um determinado período contábil. Permanecendo inalterados outros fatores, quanto maior for o estoque final avaliado, maior será o lucro reportado, ou menor será o prejuízo. Quanto menor o estoque final, menor será o lucro reportado, ou maior será o prejuízo.
Osmétodos mais comuns são:

Custo Médio

Este método, também chamado de método da média ponderada ou média móvel, baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos.
O método de avaliação do estoque ao custo médio é aceito pelo Fisco e usado amplamente. Por esse critério, os estoques são avaliados pelo custo médio de aquisição, apurado a cada entrada de mercadorias,ponderado pelas quantidades adquiridas e pelas anteriormente existentes.
O princípio contábil de Custo de Aquisição determina que se incluam no custo dos materiais, além do preço, todos os outros custos decorrentes da compra, e que se deduzam todos os descontos e bonificações eventuais recebidas.


PEPS

Sigla traduzida para o vernáculo, o primeiro que entra é o primeiro que sai – FIFO first in,first out. À medida que ocorrem as vendas, ocorre às baixas no estoque a partir das primeiras unidades compradas, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos/compramos primeiro as primeiras unidades compradas/produzidas.




UEPS

Traduzida da sigla LIFO – last in, first out, é um método de avaliar estoque muito discutido. O custo do estoque é determinado como se as unidades maisrecente adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (saídas) (primeiro a sair). Supõe-se, portanto, que o estoque final consiste nas unidades mais antigas e é avaliado ao custo destas unidades. Segue-se que, de acordo com o método UEPS, o custo dos itens vendidos/saídos tende a refletir o custo dos itens mais recentemente comprados (comprados ou produzidos, e...
tracking img