Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA ANALOGIA ENTRE O FILME TEMPOS MODERNOS, DE CHARLIE CHAPLIN, E A ESCOLA CLASSICA DE TAYLOR.


O Taylorismo e os Tempos Modernos

A Revolução Industrial modificou toda a sociedade do Sec. XIX,agilizou e expandiu o comercio nas diversas economias mundiais, intensificou a globalização e adaptou toda a sociedade a um novo modo de vida, a vida nas fabricas. A industrialização do mundo foiacompanhada pelo desenvolvimento do capitalismo e conseqüentemente pelo incentivo a novas idéias para aumentar a produção nas fabricas.
Um pensamento que tomou conta da administração fabril e modo deprodução dos tempos modernos, foi as idéia de Frederick W. Taylor, o criador do Taylorismo. Taylor buscava otimizar o lucro das firmas através da eficiência operacional e teve como foco a relação entretempo e movimento dos operários em suas jornadas de trabalho. Percebendo que a quantidade de movimentos realizados pelos trabalhadores na produção de um bem influenciava diretamente na quantidade deitens produzidos, propôs mudanças, padronizou as ferramentas e instrumentos de trabalho, criou uma hierarquia de supervisão para garantir a eficácia de cada operário e defendeu a superespecialização dotrabalhador na produção defendendo que o homem não precisaria perder tempo pensando ao produzir, pois sua principal função era exercer a mesma tarefa.
As idéias de Taylor foram colocadas em praticae também bastante criticadas, devido ao impacto social que causava. O extremo aproveitamento de tempo, proposto por Taylor, gerou uma grande exploração da mão de obra proletária pelos detentores dosmeios de produção, a superespecialização do trabalho foi vista como um mal ao operário, uma vez que não exigia o desenvolvimento de novos pensamentos, mas uma mecanização do ser humano ao executar omesmo movimento incansáveis vezes durante a jornada de trabalho.
Charlie Chaplin foi um critico ferrenho às idéias praticas de Taylor, em seu famoso filme “Tempos Modernos”, o autor demonstra o ser...
tracking img