Trabalho sobre usinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na década de 20 há alguns fatos que antecedem o projeto da usina de Cubatão hoje (Henry Borden) que são de suma importância para compreendermos o que levou a esse projeto.
O país atravessava um momento econômico conturbado na gestão de Epitácio Pessoa então Presidente do país, o câmbio estava desvalorizado devido a uma grande emissão de moedas em uma tentativa de valorização do café que era oprincipal produto de exportação do país, esta iniciativa também ajudou a impulsionar a indústria do país o que levou a um crescimento das classes sociais aumentando assim significativamente o consumo de energia elétrica no país.
Além da crescente demanda de energia em 1923 o Brasil atravessou um período de intensa estiagem o que obrigou a empresa Light a fazer um racionamento de energia que colocouem xeque a qualidade dos serviços prestados obrigando-a a tomar medidas rápidas para que não fosse ameaçada por empresas estrangeiras.
O engenheiro hidroelétrico americano Asa White Kenney Billings foi contratado para ajudar a solucionar o problema, ao chegar ao Brasil Billings encontrou o seguinte quadro, no Rio de Janeiro havia a usina das Fontes, com capacidade de 46 MW; em São Paulo havia asusinas de Santana do Parnaiba, Ituparanga e a usina térmica de Paula Souza, o que concedia uma potência total de 50MW.
Com os dados do sistema em mãos Billings propôs a instalação de unidades geradoras adicionais nas Usinas de Sorocaba e Lajes que está localizada no Rio de Janeiro, e a criação de Termoelétricas para operação nos períodos de estiagem. Houve também a ampliação da usina Itupurangaem São Paulo que ampliou sua capacidade em mais 19 megawatts e a termoelétrica de Paula Sousa aumentou a sua capacidade instalada em mais 4 megawatts.
Todas essas soluções apresentadas por Billings eram paliativas para amenizar a crise energética até a outra parte de seu projeto estar pronta que consistia, na criação de uma usina hidrelétrica no Rio Paraíba, para atender o Rio de Janeiro e foium estudo para o que o potencial hidroenergético fosse capaz de trabalhar em conjunto com as usinas de São Paulo.
Logo depois Blillings percebeu que deveria ser construído em São Paulo usina de baixo custo para dar apoio a usina de Parnaíba . A seca do período atrapalhava o fornecimento de energia e atrapalha até o transporte por bondes. Com isso a empresa Light inaugurou em 1925, a Usina deRasgão, foi construída em apenas onze meses o que acrescentou um potencial elétrico de vinte e dois megawatts.
Mesmo com todos esses projetos de reestruturações do sistema de abastecimento de energia, ainda havia um crescente aumento da demanda por energia elétrica exigindo assim um projeto que pudesse por fim a este acréscimo de demanda.
Este contínuo aumento na demanda exigia um projeto quediferisse dos utilizados anteriormente. Seria necessária a construção de um complexo que utilizasse reservatório para que a produção de energia ocorresse mesmo em épocas de escassez de chuva.
Até o momento em questão, os engenheiros da Light mantinham sua atenção aos rios que fluem de forma lenta para o interior do país deixando uma tremenda oportunidade de geração de energia na cumeira da Serra deMar. Com elevação de mais de 700 metros e com um índice pluviométrico entre 1.800 a 2400 milímetros ao ano, um alto índice pluviométrico também é registrado em toda a área de planalto quanto decresce da serra está próxima de 4500 mm, e em direção a capital de 1700 mm.
O problema é que a topografia apresentada na região não favorece o acumulo de grande quantidade de água, a solução seria encontrarum modo de acumular água no topo da escarpa. O melhor aproveitamento se daria utilizando as águas do Tietê, que é o principal da região desviando suas águas até a beira da serra e depois utilizando a própria gravidade para serem usadas na planície litorânea.
Blillings pediu apoio a F.S.Hyde (geólogo freelance norte americano que já havia trabalhado em outros projetos como a construção das usinas...
tracking img