Trabalho Sobre Usinas T rmicas E licas e Solares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Usina Térmica

Definição:
A usina termelétrica é um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de um processo que combina a operação de uma turbina à gás, movida pela queima de gás natural ou óleo diesel, diretamente acoplada a um gerador.
Os gases de escape da turbina à gás, devido à temperatura, promovem a transformação da água em vapor para oacionamento de uma turbina a vapor, nas mesmas condições descritas no processo de operação de uma termelétrica convencional.
São utilizados dois tipo de turbinas que podem ser classificadas como a turbina a gás e a turbina a vapor.
Turbina a gás: A expansão dos gases resultantes da queima do combustível (óleo diesel ou gás natural) aciona a turbina a gás, que está diretamente acoplada ao geradore, desta forma, a potência mecânica é transformada em potência elétrica.
Turbina a vapor: O funcionamento é exatamente igual ao descrito para usina termelétrica convencional, porém a transformação da água em vapor é feita com o reaproveitamento do calor dos gases de escape da turbina a gás, na caldeira de recuperação de calor.

Vantagens das usinas térmicas:
-Deve ser ressaltado o rendimentotérmico do ciclo combinado, que proporciona a produção de energia elétrica com custos reduzidos.

Desvantagens das usinas térmicas:
- Como são usados combustíveis fósseis para queimar e gerar energia, há uma grande liberação de poluentes na atmosfera. Estes poluentes são responsáveis pela geração do efeito estufa e do aumento do aquecimento global.
- O custo final deste tipo energia é mais elevadodo que a gerada em hidrelétricas, em função do preço dos combustíveis fósseis.








Exemplo do processo das usinas térmicas



Usinas Eólicas

O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica. A quantidade de energiaproduzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, claro, do regime de ventos na região em que está instalada. E não pense que o ideal é contar simplesmente com ventos fortes.
Como o comportamento do vento muda ao longo do tempo, pode ser necessário a utilização de um sistema de armazenamento de energia que garanta o fornecimento adequado à demanda.
Nos casosem que a energia eólica é utilizada para complementar a produção de energia convencional, a energia gerada é injetada diretamente na rede elétrica, não sendo necessário o armazenamento de energia, bastando que o sistema elétrico convencional de base esteja dimensionado para atender à demanda durante os períodos de calmaria. Quando a energia eólica é utilizada como fonte primária de energia, umaforma de armazenamento se faz necessária para adaptar o perfil aleatório de produção energética ao perfil de consumo, guardando o excesso de energia durante os períodos de ventos de alta velocidade, para usá-la quando o consumo não puder ser atendido por insuficiência de vento. As formas mais conhecidas de armazenamento de energia eólica são através de baterias e sob a forma de energia potencialgravitacional

Vantagens das usinas eólicas:
-É inesgotável;
-Não emite gases poluentes nem gera resíduos;
-Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE).
-Os parque eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado;
-Criação de emprego;
-Geração de investimento em zonas desfavorecidas;
-Reduz a elevada dependência energética do exterior,nomeadamente a dependência em combustíveis fósseis;
-É uma das fontes mais baratas de energia podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais.

Desvantagens das usinas eólicas:
-A intermitência, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a electricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração;
-Provoca um impacto...
tracking img