Trabalho sobre setor secundario, industrias, terceiro setor, novas profissoes e etc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* SETOR SECUNDARIO

O setor secundário é o setor da economia que transforma matéria-prima, extraídos e ou produzidos pelo setor primário, em produtos de consumo, ou em máquinas industriais (produtos a serem utilizados por outros estabelecimentos do setor secundário).
Geralmente apresenta porcentagens bastante relevantes nas sociedades desenvolvidas. É nesse setor, que podemos dizer quea matéria-prima é transformada em um produto manufaturado. A indústria e a construção civil são, portanto, atividades desse setor.
A indústria é a atividade mais importante do setor secundário. Também é importante neste sector o fornecimento de água, gás e eletricidade.

* TIPOS DE INDUSTRIAS

- Fábricas automobilísticas;

- Industria química

- Industria de aço

* TENDENCIAS NO MERCADODiante da incapacidade do Estado brasileiro em propor estratégias, programas e metas para superar as profundas desigualdades sociais, as perspectivas de crescimento para o terceiro setor tornam-se evidentes. Por outro lado, sua participação na implementação de políticas públicas se vê ameaçada pela ausência de credibilidade de muitas entidades, pela falta de apoio da mídia e de um marco legalsatisfatório.
Outra questão que se coloca é a possibilidade de conflitos com a esfera estatal e com as empresas privadas, em razão do crescimento da prestação de serviços por organizações sem fins lucrativos, cuja competitividade e eficiência só vêm aumentando. De modo geral, algumas tendências podem ser verificadas nos próximos anos, como veremos a seguir.
O poder do exemplo

Para multiplicarsuas ações, as organizações com maior destaque e credibilidade trabalham cada vez mais na linha da exemplaridade. ? o caso da Fundação Abrinq. O balanço da sua trajetória levou a uma conclusão paradoxal: a Fundação está muito bem, desenvolve uma série de projetos e parcerias importantes, com prestígio e visibilidade. Todavia, a situação da infância e da juventude no Brasil vai mal. 
Em razão dessecenário, a Fundação Abrinq tomou a decisão estratégica de incentivar a reprodução dos projetos mais bem-sucedidos, em vistas a influenciar as futuras políticas públicas. É o caso do "Prêmio Criança", concedido pela Fundação às iniciativas de sucesso e passíveis de serem multiplicadas, e do "Programa Prefeito Amigo da Criança", que procura apoiar as administrações municipais na implementação depolíticas públicas de proteção às crianças e adolescentes, em sintonia com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Profissionalização

Pelo fato de desenvolver atividades tão heterogêneas e de se relacionar com públicos diversos, o terceiro setor tem enorme necessidade de profissionalização técnica e administrativa. A tendência é que, cada vez mais, seja exigido rigor e transparência na prestaçãode contas, no que diz respeito tanto aos aspectos contábeis, quanto aos resultados das ações. 
Parte significativa do trabalho das ONGs está direcionado para áreas onde o Estado não está presente, como alguns bairros muito violentos na periferia de São Paulo. Apesar de oferecerem uma impressão caótica, começam a aparecer algumas diretrizes que tornarão as ONGs mais eficientes. O aperfeiçoamentoda comunicação é outro aspecto importante, uma vez que a avaliação e o monitoramento dos projetos deve atingir diferentes públicos: empresas patrocinadoras, voluntários, governo e beneficiários.

O marco legal

No ano de 1999, foi publicada a Lei 9.790/99, denominada Marco Legal do Terceiro Setor, criada graças ao empenho e à experiência acumulada pelo Conselho da Comunidade Solidária. Estalei disciplina, entre outros aspectos, os requisitos para que uma entidade sem fins lucrativos (associação ou fundação) possa receber do Governo Federal a qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Instituiu também a possibilidade dessas organizações celebrarem "termos de parceria" com o poder público para a execução de determinados projetos.

No entanto, a...
tracking img