Trabalho sobre pv e psol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Maringá



PV – PSOL

Maringá
2012
Introdução

No presente trabalho iremos abordar os seguintes partidos políticos: Partido Verde (PV) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Para realizar tal atividade, entrevistamos membros e candidatos destas filiações políticas. O objetivo principal desta obra repousa em analisar profundamente essas duas instituiçõespolíticas, afim de abordar sua origem histórica, ideologia, símbolos, principais personalidades, projeções eleitorais, bem como o futuro que os partidos fazem para os próximos anos.
Além de entrevistar membros dos partidos referidos, utilizaremos também pesquisas realizadas na rede mundial de computadores, visto que grande parte das informações essências para a compreensão de tais instituições seencontram armazenadas em seus respectivos sites. Exploraremos também as pesquisas de intenção de votos registradas no TRE de Maringá, uma vez que tal estudo aponta as projeções eleitorais bem como o possível crescimento dos simpatizantes dos partidos aqui estudados.
A analise dos partidos políticos abordados neste trabalho, não visa somente a descrição organizacional de tais filiações, mas tambémuma analise política e social que tais instituições exercem na sociedade além de promover uma visão diferente de tais partidos, uma vez que são vistos por grande parte da população com um certo preconceito, devido a sua ideologia ou até mesmo pelo seu próprio nome.

Partido Verde

O Partido Verde, conhecido popularmente com PV, surgiu como instituição política na Tasmânia (Austrália). A suafundação se deu a partir de um grupo de ecologistas, denominado United Tasmanian Group , que se reuniu pela primeira vez em 1972 com o objetivo de impedir o transbordamento do Lago Pedder. Mais Tarde o grupo adotou o nome de Green Party (Partido Verde em inglês). Na Europa o partido surgiu nos anos 70 e se consolidaram como partidos políticos nos anos 80.
No Brasil, o Partido Verde surgiu em 1986,no Rio de Janeiro, quando um grupo de ambientalistas, artistas, intelectuais, ativistas e principalmente do movimento antinuclear aderiram à ideologia que o partido possuía. Tal ideologia foi obtida pelos brasileiros no período da ditadura, em que os fundadores do partido ao serem exilados em países europeus, obtiveram o contato com o partido e sua respectiva ideologia. A volta dos exiladosimpulsionou a força do movimento, mas não conduziu de imediato à organização do Partido Verde. Erroneamente, pensava se que a política Verde poderia ser entendida como um partido de esquerda. Com o fim do regime militar, em 1985, surgiu um novo ambiente político que acabou por estimular a organização política dos Verdes.
No começo de 1986, um grupo composto por escritores, jornalistas, ecologistas,artistas e também por ex-exilados políticos começou a dar forma ao PV. As circunstâncias políticas da época eram positivas, levadas por influência das idéias ecologistas e alternativas que vinham da Europa, especialmente dos Verdes da Alemanha Ocidental.
Embora legalizado o Partido Verde não participou das eleições de novembro de 1986. Apesar disso, no Rio de Janeiro, em uma aliança informal com oPT, o então líder verde, Fernando Gabeira, disputou as eleições para governador do Estado. Foi uma campanha maciça e entusiástica, pois, pela primeira vez no Brasil, em todos os meios de comunicações, foram vistas manifestações por uma política predominantemente ecológica, entre outras atitudes não conservadoras.
Mesmo diante de uma diante de uma reação dura da oposição, através da mídiaconservadora, a campanha teve momentos marcantes na história do partido, como por exemplo, o contingente de 100 mil pessoas no memorável abraço ecológico à Lagoa Rodrigo de Freitas. Naquela eleição, Fernando Gabeira obteve 7,8% dos votos e ficou em terceiro lugar. Os verdes elegeram também seu primeiro deputado estadual, Carlos Minc, hoje Ministro do Meio Ambiente.
Após as eleições de 1986, o Partido...
tracking img