Trabalho sobre pinhais pr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O desenvolvimento econômico e social de um país, estado ou município não é visto apenas através de números, mas também das mudanças em aspectos como o aumento no número de moradores, a instalação de empresas de pequeno, médio e grande porte, a expansão do comércio local, e também os investimentos do governo e da prefeitura em saúde, educação e lazer, que ocorrem muitas vezes em umespaço pequeno de tempo.
As mudanças ocorridas em Pinhais, cidade escolhida para esta pesquisa, são enormes, em apenas 18 anos, tempo de sua existência, a cidade cresceu muito, e ainda está em pleno desenvolvimento. Grandes mudanças para uma pequena cidade.
Este trabalho tem por objetivo, a partir de dados do IBGE e do IPEADATA, analisar essas mudanças, com base nos aspectos sociais, econômicose no desenvolvimento humano desta cidade em um espaço de tempo de mais ou menos uma década.
Conceitos

O crescimento econômico de uma região é medido pelo aumento da produção per capita, e pela sua capacidade qualitativa de gerar riquezas.
O desenvolvimento econômico pode ser definido, como o crescimento econômico de um país, estado ou município, associado a melhoria da qualidade de vida desua população, ou seja, o desenvolvimento econômico de uma região, tem como fator indispensável o crescimento econômico, mas além disso, o desenvolvimento é medido pelo bem estar social e o desenvolvimento humano, pois envolve toda a região onde este ocorre, não há apenas um aumento no capital de empresários, mas sim um aumento no salário das pessoas, quando se utiliza mão de obra local, e hátambém um maior investimento do governo, através da arrecadação de impostos, nessa região. A necessidade de mão de obra qualificada , gera a necessidade de melhoria no ensino, buscando qualificar os jovens de acordo com a oferta de emprego, o que valoriza os recursos humanos, e consequentemente gera uma melhoria no salário.
Esse desenvolvimento não ocorre por acaso, para isso, é necessário que hajaespaço para tal desenvolvimento, fatores de produção disponíveis, que sejam utilizados corretamente, fornecimento de condições para que haja um sistema de produção, demanda proporcional a oferta, aprofundamento tecnológico, e claro, apoio e planejamento governamental, através de investimento em infra-estrutura e políticas econômicas. Esses fatores são responsável pela geração um crescimentoeconômico sustentável.
Os principais indicadores utilizados para medir o desenvolvimento econômico são:
Indicadores Econômicos
PIB
Sigla de produto Interno Bruto, é o principal indicador da atividade econômica, exprime o valor da produção realizada dentro das fronteiras geográficas de um país, num determinado período. É definido pelos economistas como a riqueza de um pais.
Renda Per CapitaEsse indicador auxilia no conhecimento sobre o grau de desenvolvimento de um país e consiste na divisão do coeficiente da renda nacional (produto nacional bruto, subtraído dos gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos) pela sua população.
Essa medida, apesar do nome per capita, não avalia a renda real das pessoas, de uma região, ou de uma determinada classe, ou seja, não é possívelavaliar a distribuição de renda de uma pais, sendo assim, a desigualdade social, por exemplo, não aparece nesse indicador.
Taxa de desemprego
Representa o percentual de pessoas capazes de exercer uma profissão, e que procuram um emprego remunerado, mas que, por diversas razões, não entram no mercado de trabalho. Também podem estar incluídos na taxa de desemprego aqueles que exercem trabalhosnão-remunerados. A taxa de desempenho é o número dos trabalhadores desempregados dividido pela força de trabalho total.

Indicadores Sociais
Saúde: esperança de vida ao nascer e mortalidade infantil
Numa dada população, a expectativa de vida ao nascer ou esperança de vida à nascença é o número médio de anos que um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano pode esperar viver, se...
tracking img