Normas iso

Páginas: 12 (2940 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Ananda Carolina de Souza
Fernando Gabriel Fanslau
Guntemberg Pereira Oliveira
Gustavo Dy Castro
Michael Alvarenga Leite

NORMAS ISO:
aplicação prática

Palmas – TO
2011
Ananda Carolina de Souza
Fernando Gabriel Fanslau
Guntemberg Pereira Oliveira
Gustavo Dy Castro
Michael Alvarenga Leite

NORMAS ISO:
aplicação na prática

Trabalhosubmetido à disciplina Introdução às Engenharias, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins, como requisito parcial para aprovação.
Prof. MSc.Fábio Henrique de Melo Ribeiro.

Palmas – TO
2011 

SUMÁRIO



INTRODUÇÃO

O conceito de Qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente o conceito evoluiu para a visão deSatisfação do Cliente. Obviamente a satisfação do cliente não é resultado apenas e tão somente do grau de conformidade com as especificações técnicas, mas também de fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade e outros.
O significado de qualidade tem mudado drasticamente nos últimos anos, principalmente incorporando elementosdo cliente e a participação de toda organização incluindo comunidade, os fornecedores, os acionistas, e os funcionários.
É comum os termos no meio da qualidade total:
Cliente: qualquer entidade, pessoa, órgão ou outro processo que recebe, é usuário/consumidor ou se beneficia dos resultados (produto, serviço ou informação) do processo em questão.
Processo: Conjunto de atividades pré-determinadasfeitas para gerar produtos/serviços que atendam as necessidades dos clientes/usuários. Para isso usa insumos e fornecedores.
Fornecedor:Entidade, pessoa ou setor que fornece insumos (produto, serviço, ou informação) ao processo em questão.Também os fornecedores podem ser externos ou internos.
Produto: Parte que cabe a alguém fazer de um serviço ou da confecção de um bem, o qual após o seutérmino terá continuação com a próxima pessoa no processo de trabalho.
Time da Qualidade: Equipe de poucas pessoas (geralmente formada por um representante de cada setor da empresa) encarregada de dar apoio à implantação, execução e continuidade do Programa de Qualidade Total.
TQC: É uma sigla que significa "Total Quality Control" . Em alguns países, chama-se TQM ou "Total Quality Management" devidoà sua aplicação também na área de prestação de serviços. Em nosso país é mais conhecido como Qualidade Total.
Humanware: Valorização do ser humano através do seu constante desenvolvimento e crescimento pessoal. Ex: Qualidade total = crescimento de todos.
Satisfação do Cliente: Abordagem sistemática para descobrir, entender e satisfazer as necessidades dos clientes (finais intermediários einternos).

A revolução foi desencadeada por práticas inovadoras desenvolvidas pelos japoneses durante os anos 70, e pela disponibilidade de novas tecnologias que reduziam significativamente o nível de mão-de-obra direta dos produtos manufaturados. O sistema é conhecido no Japão sob a sigla TQC (“Total Quality Control”).
O Controle de Qualidade Total é regido pelos seguintes princípios básicos:a. Produzir e fornecer produtos e/ou serviços que atendam concretamente as necessidades do cliente;
b. Garantir a sobrevivência da empresa através do lucro contínuo adquirido pelo domínio da qualidade;
c. Identificar o problema mais crítico e solucioná-lo pela mais alta prioridade;
d. Falar, racionalizar e decidir com dados e com base em fatos;
e. Gerenciar a empresa ao longo do processo e nãopor resultados;
f. Reduzir metodicamente as dispersões através do isolamento de suas causas fundamentais;
g. O cliente é o rei. Não permitir a venda de produtos defeituosos;
h. Procurar prevenir a origem de problemas;
i. Nunca permitir que o mesmo problema se repita pela mesma causa;
j. Respeitar os empregados como seres humanos independentes;
k. Definir e garantir a execução da visão e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Normas ISO
  • Normas iso
  • Normas iso
  • Normas iso
  • Normas iso
  • Normas iso
  • Normas iso
  • Iso e suas normas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!