Trabalho sobre parametro curriculares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CIEP BRIZOLÃO 128 MAGEPE MIRIN


















PARÂMETRO CURRÍCULARES




























MAGÉ/2012
AMANDA MATEUS DE SOUZA MATTOS
ANDRIELLE DA SILVA GAMA

















PARÂMETRO CURRÍCULARES




TRABALHO DE APROVEITAMENTO
DO CURSO NORMAL DO
CIEP BRIZOLÃO 128 MAGEPE MIRIN
ALUNAS: AMANDA E ANDRIELLE
TURMA:4003 N° 04 E 05
DISCIPLINA: P.E.O.S.E.



















MAGÉ/2012

SUMÁRIO



INTRODUÇÃO.....................................................................................................1

PCN – PARÂMETROS CURRÍCULARES NACIONAIS......................................2

COMOSURGIRAM.............................................................................................3

COMO USAR OS PCNs......................................................................................4
TEMAS TRANSVERSAIS

MEIO AMBIENTE NOS PCNs.............................................................................5

OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL........................................................6CONCLUSÃO......................................................................................................8

REFERÊNCIAIS BIBLIOGRAFICAS...................................................................9





























INTRODUÇÃO



Os Parâmetros Curriculares Nacionais — PCN — são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país. O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovensbrasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Não possuem caráter de obrigatoriedade e, portanto, pressupõe-se que serão adaptados às peculiaridades locais.
A própria comunidade escolar de todo o país já está ciente de que os PCN não são uma coleção de regrasque pretendem ditar o que os professores devem ou não fazer. São, isso sim, uma referência para a transformação de objetivos, conteúdos e didática do ensino.


































1
PCN – PARÂMETROS CURRÍCULARES NACIONAIS



Os Parâmetros Curriculares Nacionais, mais conhecidos como PCN, é uma coleção de documentos que compõem a grade curricularde uma instituição educativa. Esse material foi elaborado a fim de servir como ponto de partida para o trabalho docente, norteando as atividades realizadas na sala de aula.
É claro que cada instituição deve montar o seu Projeto Político Pedagógico, sua proposta pedagógica, adaptando esses conteúdos à realidade social da localidade onde está inserida.
O documento é uma orientação quanto aocotidiano escolar, os principais conteúdos que devem ser trabalhados, a fim de dar subsídios aos educadores, para que suas práticas pedagógicas sejam da melhor qualidade.
Em sua abordagem, os parâmetros curriculares nacionais definem que os currículos e conteúdos não podem ser trabalhados apenas como transmissão de conhecimentos, mas que as práticas docentes devem encaminhar os alunos rumo àaprendizagem.
A reflexão da prática docente deve ser feita através de reuniões com todo o grupo da escola, direção, coordenação, orientação, psicopedagoga, psicóloga, professores, dentre outros profissionais, ligados à rotina da instituição e de sala de aula.
Cabe a cada instituição se organizar nesse sentido, pois a escola que não promove momentos de reflexão da prática docente causa uma relaçãoduvidosa entre docente, alunos e conteúdos a serem ministrados.
Muitas vezes os professores não conhecem a proposta pedagógica da instituição, pois os diretores mantêm a mesma sob sete chaves, para que ninguém copie seu conteúdo. Isso torna difícil a reflexão do professor sobre o seu próprio trabalho, pois o mesmo precisa conhecer que tipo de educação aquela instituição quer oferecer, que princípios...
tracking img