Pratica de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1: Contextualizem em que período os Parâmetros Curriculares foram criados e quais outros movimentos educacionais que estão correlacionados.

R: Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram criados em dezembro de 1996, através do Ministério da Educação, com a intenção de nortear e garantir a formação básica comum. Dessa forma buscam unificar os Currículos Escolares para que nenhumindividuo tenha uma educação deficitária.

Questão 2: Apresente de forma geral como os PCN’s abordam e compreendem o ensino de ciências, especialmente suas relações com as questões de tecnologia, sociedade e cidadania.

R: O Pcn’s mostram a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações. A apropriação de seus conceitos e procedimentos pode contribuir para oquestionamento do que se vê e ouve, para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza, para a compreensão e valoração dos modos de intervir na natureza e de utilizar seus recursos, para a compreensão dos recursos tecnológicos que realizam essas mediações, para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre Ciência, Sociedade e Tecnologia. O ensino de CiênciasNaturais também é espaço privilegiado em que as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem podem ser expostos e comparados. É espaço de expressão das explicações espontâneas dos alunos e daquelas oriundas de vários sistemas explicativos. Contrapor e avaliar diferentes explicações favorece o desenvolvimento de postura reflexiva, crítica,questionadora e investigativa, de não aceitação a priori de idéias e informações. As questões éticas, valores e atitudes compreendidos nessas relações são aspectos fundamentais que devem ser investigados em sala de aula. A origem e o destino social dos recursos tecnológicos, as conseqüências para a saúde pessoal e ambiental e as vantagens sociais do emprego de determinadas tecnologias são exemplos deaspectos a serem investigados.

Questão 3: Transcreva os blocos Temáticos dos PCN”s e seus principais objetivos.
R: Temas Transversais: Ética Meio Ambiente Pluralidade Cultural Trabalho e Consumo Saúde Educação sexual
Constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN /MEC) e reflete a preocupação para que a escola realize um trabalho que incentive aautonomia na constituição de valores de cada aluno, ajudando-o a se posicionar nas relações sociais dentro da escola e da comunidade como um todo. São quatro blocos temáticos principais: respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.
Constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN /MEC) e introduz nas salas de aula um tema cada vez mais atual.Para o educador, o Meio Ambiente não se restringe ao ambiente físico e biológico, mas inclui também as relações sociais, econômicas e culturais.O objetivo é trazer reflexões que levem o aluno ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental. É um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN / MEC). Como a sociedade brasileira éformada por diversas etnias, a pluralidade cultural é um tema especialmente importante.
Ética Meio Ambiente Pluralidade Cultural Trabalho e Consumo Saúde Educação sexual, Constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN /MEC) e reflete a preocupação para que a escola realize um trabalho que incentive a autonomia na constituição de valores de cadaaluno, ajudando-o a se posicionar nas relações sociais dentro da escola e da comunidade como um todo. São quatro blocos temáticos principais: respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.
Constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN /MEC) e introduz nas salas de aula um tema cada vez mais atual. Para o educador, o Meio Ambiente não se restringe...
tracking img