Trabalho sobre os gases.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Gases
2.1. O QUE É UM GÁS?
Gás é o vapor de uma substância, que ultrapassou a Temperatura Crítica (lembre do Diagrama de Fases e lembre que o gás não condensa).
Os gases têm suas moléculas com uma velocidade muito grande, por isso um gás tende a ocupar todo o espaço que lhe é disponível. Imagine um ambiente como, por exemplo, um elevador com duas pessoas dentro. Uma delas estácom um desarranjo intestinal e flatulando muito. Será que a outra pessoa sentirá o odor? Sim! Depois de um tempo, a segunda pessoa ficará torcendo o nariz, desagradavelmente. Por que? Ora, por que o gás se espalhou por todo o ambiente do elevador, e ele, faz isto, por que suas moléculas têm muita velocidade (alta energia cinética). Podemos dizer, então, com muita segurança, que o volume do gás é ovolume do próprio recipiente que o contém.
2.2. Gás perfeito 
No estudo dos gases adota-se um modelo teórico, simples e que na prática não existe, com comportamento aproximado ao dos gases reais. Essa aproximação é cada vez melhor quanto menor for a pressão e maior a temperatura. Esse modelo de gás é denominado de gás perfeito. 
2.3. Lei geral dos gases perfeitos 

A expressãoque determina a lei geral para os gases perfeitos pode ser vista da seguinte forma: 

P0 V0 / T0 = pV / T 

Onde P0, V0 e T0 são respectivamente a pressão inicial, volume inicial e temperatura inicial. Essa é uma expressão que é utilizada para quando as variáveis de um gás apresentar variações. 

Lei de Boyle 
Quando um gás sofre uma transformação isotérmica, ou seja, quando suatemperatura é mantida constante, a pressão dele é inversamente proporcional ao volume ocupado. Dessa lei obtemos que como T0 = T temos que: 
P0V0= pV 

Lei de Charles 
Quando uma massa de gás perfeito sofre transformação isocórica, isto é, quando o volume se mantém constante, a sua pressão é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta. Matematicamente essa lei pode ser expressa da seguinteforma: 

P0/T0 = p/T 

Onde p0 e T0 são respectivamente a pressão inicial e a temperatura inicial. 

Lei de Gay-Lussac 
Quando um gás sofre uma transformação isobárica, isto é, à pressão constante, o volume do gás é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta. Matematicamente essa lei pode ser expressa da seguinte forma: 

V0 / T0 = V / T 

Onde V0 e T0 correspondem respectivamenteao volume inicial e à temperatura inicial.
2.4. Comportamento dos gases
Uma determinada substância no estado gasoso é um gás se a sua temperatura for superior à temperatura crítica, se a temperatura for igual ou
inferior à temperatura crítica a substância é vapor.

Os gases reais que normalmente conhecemos como, por exemplo, o hélio, o nitrogênio e o oxigênio, apresentamcaracterísticas moleculares diferentes e particulares de cada um. Contudo, se colocarmos todos eles a altas temperaturas e baixas pressões eles passam a apresentar comportamentos muito semelhantes. No estudo dos gases adota-se um modelo teórico, simples e que na prática não existe, com comportamento aproximado ao dos gases reais. Essa aproximação é cada vez melhor quanto menor for a pressão e maior atemperatura. Esse modelo de gás é denominado de gás perfeito.

Por volta do século XVII e XIX, três cientistas (Jacques Charles, Louis J. Gay-Lussac e Paul E. Clayperon), após estudarem o comportamento dos gases, elaboraboraram leis que regem o comportamento dos gases perfeitos, também chamados de gases ideais. As leis por eles determinadas estabelecem as regras do comportamento “externo” do gásperfeito, levando em conta apenas as grandezas físicas que estão associadas a eles, grandezas essas que são: pressão, volume, temperatura.


Pressão: a pressão de um gás pode ser definida como a força que o mesmo exerce na direção perpendicular sobre a área de uma dada superfície. 

Volume: é impossível determinar o volume exato de um gás, pois sempre ocupam o volume total do recipiente em que...
tracking img