Gases e vapores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Definição De Gases

Os gases são substâncias fluídas que estão presentes em grande quantidade na natureza.O ar atmosférico é composto por vários gases, tais como: nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e outros gases (1%).
Propriedades principais: Os gases possuem a propriedade de expansão (aumento de volume) e contração (diminuição de volume). Estas mudanças ocorrem de acordo com a mudançade temperatura, pressão, etc. Possuem também a capacidade de passar para o estado líquido, ocupando desta forma menos espaço.
Importância: Os gases são importantes para os seres humanos, pois são aplicados em diversas atividades, tais como: uso doméstico (gás de cozinha), hospitais, meios de transporte, medicina e indústria. 
Gases poluentes: Por outro lado, existem os gases poluentes derivadosda queima de combustíveis fósseis. Estes gases (dióxido de carbono, gás metano, perfluorcarbonetos, óxido nitroso e hidrofluorcarbonetos) prejudicam o meio ambiente, colaborando para o processo de aquecimento global.

2- Tipos de Gases
Para que possamos estudar os gases, é necessário antes de qualquer coisa definir três tipos de gases: O gás real, o gás ideal e o gás perfeito. Vale lembrar queestas definições de gases é o que nos fará entender sobre a teoria cinética dos gases e estudos posteriores a este, que contemplem esse tema.
Gás Idea: é aquele que possui propriedades inexistentes nos gases naturais, sempre confirmadores da teoria cinética dos gases. Além disso, não existe nenhum gás ideal, sendo esses gases irreais ou não existentes na natureza;
Gás Real: é aquele queencontramos na natureza, ou seja, os gases comuns aos quais podemos a qualquer momento nos deparar com uma amostra real;
Gás Perfeito: é aquele que tem suas características próximas à do gás ideal, porem tal fato se dá através de processos não naturais, sendo assim o mais próximo possível em contemplar a teoria cinética dos gases;
-------------------------------------------------
3- Definição de VaporO vapor se refere à matéria em estado gasoso. Apesar de não ser limitado ao vapor gerado da água já que há muitos tipos diferentes de vapor no mundo, o termo 'vapor' é normalmente mais usado para referir-se aos estados gasosos de água.
O vapor de água surge quando a água é aquecida até o ponto de ebulição sob uma pressão constante, que faz com que ela se vaporize. Nos últimos tempos, oalcance do uso deste 'vapor gerado da água' expandiu-se do uso somente na indústria para usos domésticos, como fornos a vapor e limpadores a vapor.
As principais aplicações do vapor podem ser divididas à grosso modo em aplicações de aquecimento / umidificação e aplicações motrizes / de acionamento.
Para a finalidade deste artigo, dividiremos os tipos de vapor em categorias a partir do ponto de vistadas aplicações em que são usadas.

4-Tipos de Vapores

Vapor de Pressão Positiva: Este tipo de vapor é normalmente mais usado em plantas / fábricas. Amplamente usado para aquecer e umidificar em equipamentos como trocadores de calor e evaporadores, é normalmente usado em pressões entre 0,1 – 5 MPa (abs) e à temperaturas de 110 - 250 °C.
Em muitos casos o vapor é usado no estado saturado,conhecido como vapor saturado, pois a relação entre a pressão e a temperatura é fixa e é possível aquecer rapidamente através do calor latente. Na indústria de processamento de alimentos, o vapor superaquecido é usado algumas vezes como fonte de calor para cozimento e secagem/desidratação. O vapor superaquecido à 200 – 800 °C à pressão atmosférica é particularmente fácil de ser manuseado e é usado emfornos de vapor de uso doméstico no mercado de hoje.
Vapor a Vácuo: O uso do vapor à temperaturas abaixo de 100 °C e à pressão atmosférica, que é convencionalmente usada como um meio de aquecimento na faixa de temperatura na qual se utiliza água quente, tem crescido rapidamente nos últimos anos.Quando se utiliza vapor saturado da mesma forma que o vapor de pressão positiva, a temperatura do...
tracking img