Parte de monografia - commodities;

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância econômica do aumento das exportações das commodities para o Brasil entre o período de 2003 - 2010.

1. Explanação sobre o termo commoditie e seus tipos de produtos.

1. O significado do termo commoditie e seus tipos de produtos.

No idioma inglês, commoditie, significa mercadoria,  sendo um termo de referência de produtos de base em estado bruto, considerado “matéria-prima”.Por ser matéria-prima, mercadorias primárias, são aqueles produtos que apresentam um grau mínimo de industrialização.
Em geral, as commodities são produzidas em grandes quantidades por vários produtores. São produtos “in natura”, de característica homogênea, provenientes de cultivo ou de extração.  Por serem mercadorias de nível primário, propensas à transformação em etapas de produção,apresentam nível de negociação global.
São suscetíveis a oscilações nas cotações de mercado, em virtude de perdas e ganhos nos fluxos financeiros no mundo. São negociadas no mercado físico, seja para exportação ou no mercado interno, e nos mercados derivativos das Bolsas de Valores e contratos futuros.
Assim, como citado, por se tratar de produtos homogêneos, não apresentam características dediferenciação e não possui valor agregado, marca de referência ou serviço que as diferenciem.
As Commodities representam grande parte da riqueza de exportação no Brasil e no mercado global  atual, uma vez que exportar commodities não é mais uma ação de país subdesenvolvido, sendo uma atividade presente em diversos países, independente de seu nível de desenvolvimento. Por outro lado, a queda nas exportaçõesde commodities causa uma retração no PIB de um país, significando uma retração econômica.O contrato de compra e venda de commodities são negociados na BM&F (afora BM&Fbovespa), que é a Bolsa de Mercadorias e Futuros que protegem os produtores e compradores das oscilações de preços, por meio de um mecanismo de compra e venda, sendo usados os contratos futuros de compra e venda.
Assim, osinvestidores acordam um preço para negociar o contrato hoje, porém a liquidação será futura, com isso eles se protegem da volatilidade até a data do vencimento do contrato, fechando um preço de hoje por algo que receberão no futuro, independente do preço que esteja no vencimento.
O que torna as commodities muito importantes na economia é o fato dela serem negociadas e possuírem cotações a nívelglobal. Os preços de algumas commodities são cotados em dólar nas bolsas internacionais, seguindo a lei básica da oferta e demanda, mas a escala é o cenário mundial, uma vez que o aumento da demanda mundial por petróleo, por exemplo, faz o seu preço disparar.
Com isso, o efeito em cascata em toda a economia é bem grande, com esse reajuste, aumentando o custo das produções rurais, as máquinas dasfazendas precisam de combustíveis e até os fertilizantes possuem derivados de petróleo em sua produção, aumentando também a produção industrial e todo o setor de transporte.
Atualmente, a China tem sido a principal responsável pelo aumento da procura por commodities no mundo, portanto aumento nas exportações brasileiras de commodities é puxado por esta demanda.
Na lista dos dez maioresexportadores deste tipo de produto, o Brasil está em terceiro lugar, atrás dos EUA  e União Europeia.  Segundo a Funcex (Fundação Centro de Estudo do Comércio Exterior), as principais commodities exportadas pelo Brasil são: minérios de ferro, petróleo bruto, carne de frango, café em grão, carne bovina, soja e milho.
Há tipos de commodities que são processadas, ou seja, contam com um grau deprocessamento, destinados ao consumidor final ou para uso em outro segmento industrial, assim como, farelo em geral, óleo de soja, fios de algodão, carnes em geral, madeira, celulose, suco de laranja concentrado e congelado e produtos do refino do petróleo e outros.
São quatros, os tipos de commodities:
- Agrícolas: soja, frutas, trigo, algodão, borracha, café, milho, etc.
- Ambientais: créditos de...
tracking img