Trabalho sobre Metodologia Cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS







CURSO DE ENGENHARIA CIVIL






THALLES FERNANDO M. POTENCIANO










ESTUDO DE ENSAIO DE SONDAGEM PARA FUNDAÇÕES EM CONDOMÍNIOS FECHADOS









GOIÂNIA/GO
2009

Resumo



A investigaçãogeotécnica de uma área é a primeira etapa para a concepção de qualquer empreendimento. Sem conhecer o solo, grandes erros podem ser cometidos, levando uma obra à falência. Para tanto, estão disponíveis no mercado uma ampla quantidade de ensaios e equipamentos que viabilizam o trabalho de investigação geotécnica, para cada tipo de obra será realizado o ensaio que atenda as necessidades quanto asegurança, a economia e a rapidez.
O SPT Standard Penetration Test e o ensaio mais utilizado para realização de uma investigação geotécnica, como este ensaio e muito utilizada mundialmente acabou que vinculando o termo ao ensaio. Este trabalho tem como finalidade caracterizar o subsolo utilizando o SPT, sendo delimitado para o estudo áreas dentro dos condomínios fechados em Goiânia.
O trabalhotem como linha de pesquisa as característica referente a resistência a penetração do solo a cada metro que foi descrito através de gráficos, conta do nível d água de cada furo, classificação tátil visual quanto ao tipo de solo e definindo através destes parâmetros o tipo de fundação mais viável para o empreendimento.
Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica do ensaio SPT e dos tipos defundações mais utilizados na região metropolitana de Goiânia.
Após a contextualização do ensaio e dos tipos de fundações, há a necessidade de fazer o levantamento físico do local com a locação dos furos nas áreas de estudo, a metodologia adotada e baseada nas normas brasileiras.
Enfim, terminado todas as etapas conclui-se que mesmo condomínios localizados na mesma região de uma cidade, comcaracterística geomorfológica e física semelhante dispersam no tipo de fundação mais viável a ser executada.



















Sumário



Introdução.....................................................................................02

Introdução.....................................................................................04

Interpretação de Ensaio deCampo..............................................05

Justificativa...................................................................................06

Objetivo.........................................................................................07

Metodologia..................................................................................08

Relatório de Sondagem(Anexo)..................................................09

Falha humana identificada..........................................................14

Recurso..........................................................................................15

Cronograma..................................................................................16Bibliografia....................................................................................17


















Introdução



A elaboração de projetos geotécnicos em geral e de fundações em particular exige obviamente um conhecimento adequado dos solos. É necessário proceder-se à identificação e a classificação das diversas camadas componentes do substrato a ser analisado, assim como a avaliação das suas propriedades de engenharia(QUARESMA ET AL. 1998).
Para a concepção de projetos geotécnicos de qualquer natureza são normalmente executados com base em ensaios de campo, ou seja, in situ. Destes permitem uma definição satisfatória da estratigrafia do subsolo e uma estimativa realista das propriedades geomecanicas das matérias envolvidos, ficando a investigação laboratorial a alguns poucos casos especiais em solos coesivos.
A...