Trabalho sobre mariologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA PAROQUIAL












ADRIANO MARQUES BATISTA BERNARDES
PROFª: ENY MARCONDES MATHEY
PINDAMONHANGABA
2011
TRABALHO SOBRE MARIOLOGIA
1) Defina Mariologia, identifique seu princípio fundamental e unificador relacionando-o com a Cristologia e Soteriologia.
R: Mariologia (Maria+logia (estudo)) = conjunto de estudos sobre a Virgem Maria.
Oprincípio fundamental e unificador da Mariologia é o que vem a ser a principal prerrogativa de Maria Santíssima: a Maternidade Divina, isto é, Ela é a Mãe de Deus feito homem. E a relação que há entre Mariologia, Cristologia e Soteriologia (ciência que estuda a história da salvação) é que a Mariologia está sempre subordinada e ordenada a Cristologia. Maria está intimamente ligada a Cristo, só sepode compreender Maria partindo de Cristo. Coloca-se assim a Mariologia sempre em referência a Cristologia. Assim a Mariologia será cristocêntrica e estará a serviço da Cristologia. Concebe-se assim, uma Mariologia Cristológica. “Na Virgem Maria, tudo é relativo a Cristo e dependente d’Ele”.(Paulo VI, O Culto a Virgem Maria, nº 25). Maria, portanto está ligado ao plano salvífico de Jesus, estáligada portanto à soteriologia.

2)Maria está inserida na Santíssima Trindade. Explique sua misteriosa relação com cada uma das Três Pessoas Divinas.
R: Em Maria a Santíssima Trindade se encontra neste mundo, e faz dela o portal de entrada do Divino na humanidade. “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei.” (Gl 4, 4) (Nascido de mulher,nascido dela). Não que antes o Deus trino não se fizesse presente na história da humanidade, mas nela, Deus se fez também homem e agiu de forma determinante nessa história e pode disponibilizar ao homem o seu verdadeiro sentido de vida, a comunhão com Deus. O sim de Nossa Senhora é o sim da humanidade. Ela é a nossa porta-voz, num desposar da Santíssima Trindade conosco.
Relação de Maria com DeusPai:
A Bíblia atribui ao Pai o eterno plano de “já antes da criação do mundo” (Ef 1,4) escolher tudo em Cristo Jesus. Trata-se de um desígnio concreto de criar aquilo que não é Deus e de criá-lo em seu Filho. É nesta eterna predestinação da Encarnação do Verbo, a infalível Providencia Divina inclui o “sim” livre de uma mulher, garantido desde sempre pela graça.
A necessidade deste sim éanterior ao ato de criar, anterior, portanto, ao primeiro pecado que originará uma culpa universal: o pecado original. Por isso (sendo a predestinação do sim da mulher anterior a Adão) Maria não está sujeita ao pecado, isto é, ela é a Imaculada Conceição. A verdadeira beleza da maternidade universal de Maria, está portanto em sua singular proximidade a Deus Pai. O Pai confia ao amor da Virgem Mãe o seueterno Filho, destinado a ser através de Maria membro da humanidade e salvador de todos. Por sua maternidade para com todos os remidos, declarada na hora da Cruz, Maria é a imagem materna da eterna Majestade de Deus.
Relação de Maria com o Espírito Santo:
Como a relação entre o Pai e o Filho abre o Terceiro espaço que é a Terceira Pessoa, o amor consubstancial ao Pai e ao Filho, assim o agirfora de s, Deus assume a criatura para dentro deste espaço de amor que é o Espírito Santo. A criatura é preparada pelo Espírito de amor para poder receber em si o agir de Deus. Assim aconteceu com Maria. Ela concebe recebendo a força criadora e santificadora do Espírito. Por isso Maria é a “cheia de graça”, permanecendo protótipo de toda criatura santificada. Neste Espírito ela acreditou que “paraDeus nada é impossível” (Lc 1m37). Neste Espírito ela concebe (Lc 1,38). Neste Espírito ela será ouvinte, mesmo sem entender (Lc 1,48.51) tomará a iniciativa para provocar a manifestação do Reino de Deus em Jesus (Jo 2,1.11). Crendo antes de ter visto o milagre, ela será protótipo de todos os futuros discípulos. Neste mesmo Espírito ela estará ao pé da cruz (Jo 19,25ss), e confortará a primeira...
tracking img