Trabalho sobre etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carla Monegat Barili
Edson Vargas da Cruz
Graziela Bittarello
Maikon Ismael Cagliari


















DILEMA ÉTICO:
O CASO DE APEDREJAMENTO DA IRANIANA
SAKINEH MOHAMMADI ASHTIANI






Trabalho apresentado como requisito parcial da aprovação na disciplina de Ética, no Campus Universitário do Vale dos Vinhedos – UCS CARVI, daUniversidade de Caxias do Sul.
Prof.: Cedenir Roberto Caumo.








Bento Gonçalves
2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1 APRESENTAÇÃO DO DILEMA ÉTICO 4
1.1 Objetivo 4
1.2 Apedrejamento: o caso 4
1.2.1 Violação de direitos humanos é freqüente no Irã 5
2 IRÃ: OS PRINCIPAIS ASPECTOS RELEVANTES PARA A FORMULAÇÃO DO POSICIONAMENTO ÉTICO 6
2.1 Cultura 6
2.2Religião 7
2.3 O que diz o Alcorão 7
2.4 Leis e legislação 8
3 REFLEXÃO SOBRE O DILEMA ÉTICO 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12














INTRODUÇÃO

O presente estudo foi realizado com base em pesquisas feitas sobre o país Irã, e tem como objetivo analisar qual é o contexto de dilema ético que se encontra relacionado às percepções de mundo referentes aojulgamento do caso de apedrejamento da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani.
Inicialmente, se faz uma abordagem geral do caso, contando seus detalhes de como aconteceu. Posteriormente, se tem início a uma abordagem de informações no que tangem à cultura, religião e leis deste país, que são os principais fatores diretamente interligados com a ética.
Em um segundo momento, mediante osdados encontrados em base das pesquisas realizadas, se demonstra uma reflexão sobre o dilema ético, dando destaque em como o caso foi julgado, e quais foram os fatores de maior relevância ou peso, que fizeram com que este acontecimento brutal, seja algo normal e corriqueiro dentro dos padrões de vida iranianos.
Na conclusão, se procura fazer uma abordagem de como seria se, o mesmo caso,tivesse acontecido no resto dos países do mundo, para que se possa perceber o quanto os fatores cultura, religião e leis, interferem na totalidade de um conceito ou uma posição em que o assunto ética, esteja em questão como forma de dilema.



















APRESENTAÇÃO DO DILEMA ÉTICO


Estão descritos a partir deste capítulo, informações importantes sobre oapedrejamento da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani. Estes dados foram diagnosticados a partir de 2010.


1 Objetivo


Analisar qual é o contexto de dilema ético que se encontra relacionado às percepções de mundo referentes ao julgamento do caso de apedrejamento da iraniana supracitada acima.



2 Apedrejamento: o caso


Sakineh Mohammadi Ashtiani é mais de uma de milhares demulheres iranianas cobertas da cabeça aos pés pelo xador. A vestimenta preta é uma das versões mais radicais do véu muçulmano, destinado a esconder a sexualidade feminina. Em 2005, ela foi presa pelo regime fundamentalista do Irã. Em 2007, foi julgada. Seu crime: adultério. Sua pena: morte por apedrejamento.


[pic]
Fonte: Web Site R7.com – notícias, entretenimento, esportes e vídeoshttp://www.r7.com/, nov 2010.


Não se sabe ao certo a idade de Sakineh. Ela teria em torno de 43 anos. Sua prisão, em 2005, ocorreu, segundo o regime, porque ela teria tido uma “relação ilícita” com dois homens. A pena inicial foram 99 chibatadas. O processo avançou, e no dia 27 de maio de 2007 Sakineh foi condenada à morte por adultério. A história de Sakineh, que tem dois filhos,lembra um mítico personagem bíblico, Maria Madalena. Segundo a tradição cristã, a prostituta também aguardava a morte por apedrejamento até ser salva por Jesus Cristo, que na ocasião teria dito uma frase que acabou por se tornar célebre: Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra.
Dois milênios após o episódio narrado na Bíblia, outras mulheres continuam a ser vítimas das pedras e da...
tracking img