Super lucro marxiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O “Capital”- Karl Marx
O Super lucro Marxiano:
Karl Marx em, o Capital referiu-se ao que denominou de super lucro: E o resultado do acúmulo de inovações técnicas, que elevam a produtividade.
Cadacapitalista forceja ultrapassar os concorrentes e, para tanto, busca introduzir em sua empresa aperfeiçoamento técnicos que dêem vantagens sobre os rivais.
À medida que se implementam inovaçõestécnicas poupadoras de mão-de-obra, tais ou quais contingentes de operários são lançados no desemprego, em que se mantêm por certo tempo, até quando a própria acumulação do capital requeira maior quantidadede força de trabalho e dê origens a novos empregos. Assim, a própria dinâmica do capitalismo atua no sentido de criar uma superpopulação relativa flutuante ou exército industrial de reserva.
Marxentendia a questão da acentuação da miséria dos trabalhadores numa perspectiva abrangente, que não se referia tão-somente aos operários regularmente empregados e aos seus salários reais, porém tambémdevia incluir o que chamou de “tormentos do trabalho”, bem como as condições de existência da massa crescente de operários desempregados, cujos tormentos decorriam, não do trabalho na empresacapitalista, porém da falta dele.

Já David Ricardo concluíra, com exemplar honestidade científica, que a introdução de maquinaria conduz ao crescimento da massa de trabalhadores desempregados e lhe traz ossofrimentos da desocupação.

Do ponto de vista de Karl Marx, o exército industrial de reserva funciona como regulador do nível geral de salários, impedindo que se eleve acima do valor de mercado ou,se possível e de preferência, situando-o abaixo desse valor. Outra função do exército industrial de reserva consiste em colocar à disposição do capital a mão-de-obra suplementar de que carece nosmomentos de brusca expansão produtiva.

Conceito de Desempregado
O termo desempregado se aplica àquelas pessoas que estão dispostas a trabalhar e têm a capacidade necessária, mas não encontram um...
tracking img