Trabalho sobre drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA











DROGAS NA ADOLESCÊNCIA













JOÃO PESSOA

2011





SUMÁRIO



INTRODUÇÃO.............................................................................................pág 01

1 ADOLESCÊNCIA E AS RELAÇÕES FAMILIARES....................................pág 02

2 DROGAS


2.1- DROGASLÍCITAS........................................................................pág 03


2.2 – DROGAS ILÍCITAS.......................................................................................pág 04

3 O USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA........................................................pág 05


4 CONSEQUÊNCIAS DO USO ABUSIVO DE DROGAS NOADOLESCENTE.................................................................................pág 06

5 A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA PREVENÇÃO....................pág 07

6 A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO................pág 08

CONCLUSÃO.....................................................................................pág 10

REFERÊNCIAS..................................................................................pág 11INTRODUÇÃO



Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de identificar como se estabelece o uso de drogas na adolescência, seus impactos no âmbito familiar e o papel da família no processo de tratamento do adolescente.  O uso de drogas vem se tornando crítico no âmbito escolar, pois os alunos se encontram na trajetória inicial de sua formação social e necessitamconhecer os diversos tipos de problemas que podem ser causados pelo uso indevido de drogas. A preocupação dos professores se dá devido ao fácil acesso que estes alunos têm para começar a usá-las, considerando que muitos abandonam a escola em virtude do consumo diário dessas drogas.























01







1 ADOLESCÊNCIA E ASRELAÇÕES FAMILIARES

A palavra adolescer vem do latim e significa "crescer, tornar-se maior" (TIBA, 1985), o novo dicionário Aurélio da língua portuguesa, diz que adolescente é aquele que "está no começo, que ainda não atingiu todo vigor".


“O adolescente é um viajante que deixou um lugar e ainda não chegou no seguinte. Vive um intervalo entre liberdades anteriores eresponsabilidades/compromissos subsequentes; vive uma última hesitação antes dos sérios compromissos da fase adulta.” (LOSACCO, 2005 p.69).


A adolescência é um período de profundas transformações que impõe ao jovem grandes exigências de adaptações, é uma fase de imensas crises existenciais, onde o adolescente passa por uma etapa de insegurança por sentir-se impelido de abandonar o ponto de partidaem que referenciais históricos são rompidos e um novo caminho traçado.


A adolescência é uma fase onde todos estão à procura de sua própria identidade. É o momento em que querem ser reconhecidos por serem eles mesmos e não mais filhos de alguém. Começam a questionar as normas da casa, tentam escolher seu próprio caminho. Na busca de sua identidade passam a ter ideias e ideais próprios,deixando de se espelhar apenas nos pais para se deixar influenciar também pelo grupo de amigos.


As primeiras contestações, geralmente, ocorrem no ambiente familiar, onde o adolescente começa a questionar comportamentos que lhes são impostos como se fossem leis e passa a exigir da família e do ambiente que o cerca, respostas coerentes aos seus questionamentos. Isso significa a entrada doindivíduo numa nova realidade, com a qual ele vai se relacionar de forma particular e que lhe permitirá reconhecer-se enquanto sujeito.


É nessa tentativa que o indivíduo se permite experimentar diversas situações, abstraindo dessas experiências para si, um novo sentido para a sua vida, redefinindo sentimentos e valores. É claro que essa nova consciência de si traz consigo uma série de...
tracking img