Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Resumo

Nesse artigo vamos ver os tipos de layout de produção e analisar vantagens e desvantagens, para entendermos como as empresas podem aperfeiçoar e maximizar as formas de produção, posicionamento de maquinas, solução de problemas, equipamentos e funcionários envolvidos em todo processo produtivo.

Isso tudo em relação a cada tipo de layout. Daremos enfoque nos layoutsusados na indústria coureira também apresentando as suas aplicações, vantagens e desvantagens nesse ramo.

2 - Introdução

O mundo vem presenciando um mercado constantemente em transição, e o surgimento de blocos econômicos que buscam facilitar negociações entre países. A distancia entre países ou estados não são mais empecilhos para a realização de um negocio. Essas mudanças refletem umacorrida comercial, onde as empresas buscam a satisfação do cliente, nichos de mercado evitando briga com empresas rivais. Ser uma empresa competitiva é fundamental e ter o que se chama vantagem competitiva fará a diferença.

Segundo Michael E. Porter:

“A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma determinada empresa consegue criar para os seus clientes e que ultrapassa oscustos de produção. O termo valor aqui aplicado representa aquilo que os clientes estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço; um valor superior resulta da oferta de um produto ou serviço com características percebidas idênticas aos da concorrência mas por um preço mais baixo ou, alternativamente, da oferta de um produto ou serviço com benefícios superiores aos da concorrência que mais do quecompensam um preço mais elevado.”

É notável que a globalização econômica tenha interferido na corrida de modificar os produtos e os meios de produção, para garantia de não perderem mercado. O avanço tecnológico é fundamental para tais mudanças e até economia de matéria prima e energia.

Assim as empresas passaram a olhar maneiras de evitar desperdícios ou perdas em sua produção,para isso reavaliar o tipo de layout usado é fundamental para uma melhora. O layout ideal para uma empresa vai variar em muitos fatores e quesitos.

Desta forma o layout tem importante relevância em relação à produção, de forma que o seu projeto pode gerar perdas por excesso de operações, deslocamentos desnecessários e ineficiência produtiva.

A principal área de ação de um layoutindustrial é, sem nenhuma dúvida, a empresa, definindo e integrando os elementos produtivos. A questão está relacionada com o local e arranjo de departamentos, células ou máquinas em uma planta ou chão de escritório. Por causa dos aspectos geométricos e combinatórios do problema, trata-se de uma questão cuja solução pode atingir altos níveis de complexidade, de acordo com o incremento de variáveis dosistema.

Além disso, o layout industrial engloba fatores quantitativos e qualitativos que associados, podem tornar-se difíceis de modelar e analisar. É também o estudo das condições humanas de trabalho. Percebemos então que não é somente uma disposição racional das máquinas que assegure o funcionamento de uma linha de usinagem sem retrocessos e com mínimas distâncias.

Em geralsempre é preferível fazer alguma simplificação de processo e análise, decompondo o problema em problemas menores e separados. Isto e o tamanho e complexidade do problema, permitindo um estudo mais completo de vários planos alternativos.

3 - Objetivo

Esse estudo tem como principal objetivo analisar o layout em um processo produtivo na indústria coureira, de forma a sugerir meio paraaperfeiçoar o fluxo produtivo, minimizar custos de produção. Ou apenas reformular e explicar as vantagens e desvantagens do sistema em utilização da empresa citada.

4 - Revisão Bibliográfica

Segundo SLACK, CHAMBERS e HARRISON (2002), o arranjo físico (layout) de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação. Ainda reforçam que um arranjo físico é...
tracking img