Trabalho sobre cimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História

No Brasil, estudos para aplicar os conhecimentos relativos à fabricação do cimento Portland ocorreram por volta de 1888, em Sorocaba-SP. Varias tentativas de fabricação de cimento foram desenvolvidas nessa época.
O engenheiro Louis Felipe Alves da Nóbrega, que estudara na França e chegara ao Brasil com novas ideias, tentou no Brasil aplicar um projeto de uma fábrica, Mas, oempreendimento não deu certo devido à distância dos centros consumidores e à pequena escala de produção, que não conseguia ser competitivo com os cimentos importados da época. Em 1897 deu inicio a sua primeira produção – o cimento marca Santo Antonio – e operou até 1904, quando interrompeu suas atividades. Voltou em 1907, mas experimentou problemas de qualidade e fechou seu negocio definitivamente em1918. Em Cachoeiro do Itapemirim, o governo do Espírito Santo fundou, em 1912, uma fábrica que funcionou até 1924, com precariedade e produção de apenas 8.000 toneladas por ano, sendo então paralisada, voltando a funcionar em 1935, após modernização. Todas essas etapas não passaram de tentativas que culminaram, em 1924, com a implantação pela Companhia Brasileira de Cimento Portland deu ma fábrica emPerus, Estado de São Paulo, cuja construção pode ser considerada como o marco da implantação da indústria brasileira de cimento. As primeiras toneladas foram produzidas e colocadas no mercado em 1926. Até então, o consumo de cimento no país dependia exclusivamente do produto importado. A produção nacional foi gradativamente elevada com a implantação de novas fábricas e a participação de produtosimportados oscilou durante as décadas seguintes, até praticamente desaparecer nos dias de hoje.
Composição
O cimento pode ser definido como um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação de água.
Na forma de concreto, torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar formas e volumes, de acordo com as necessidades de cada obra.
Graças a essascaracterísticas, o concreto é o segundo material mais consumido pela humanidade, superado apenas pela água.
O cimento é um material granular muito fino e homogêneo cuja uniformidade de propriedades e de comportamento se consegue com o domínio das várias fases do processo de fabrico.
As matérias primas utilizadas no fabrico do cimento são a pedra calcária (CaCO3) (75%) e a argila (25%).
As principaisfases do fabrico são: extração da pedra calcária da pedreira; britagem da pedra calcária; pré-homogeneização (mistura da pedra calcária britada com a argila); moagem da mistura pré-homogeneizada (transformação em pó); armazenamento do pó; pré-aquecimento (em torre de ciclones); adição de carvão; aquecimento em forno (horizontal e giratório), seguido de arrefecimento, obtendo-se o clínquer.
Oclínquer é moído e a ele é adicionado 3 a 5% de gesso. Quanto mais intensa for a moagem da mistura de clínquer e gesso, mais fino será o cimento, sendo maior a sua resistência.
Após a moagem do clínquer obtém-se o cimento em pó, que é colocado em silos e de seguida ensacado em sacos de 50 kg.
As principais reações que se dão dentro do forno são a evaporação da água livre aos 100o C, a desidratação daargila aos 450o C, a decomposição da pedra calcária (CaCO3) em óxido de cálcio (CaO) com libertação de dióxido de carbono aos 800o C, a formação de aluminatos cálcicos aos 900o C, a formação de óxido de ferro e óxidos de cálcio aos 1100o C, a formação de silicatos de cálcio aos 1260o C e a formação de clínquer Portland aos 1450o C.
O gesso é adicionado acuando da moagem do clínquer para que ofuturo cimento não tenha uma presa (ligação) imediata. Assim, o gesso é o elemento retardador de presa.

Tipos de Cimento Portland

Hoje o cimento Portland é normalizado e existem onze tipos no mercado:

* CP I – Cimento portland comum

* CP I-S – Cimento portland comum com adição

* CP II-E– Cimento portland composto com escória
*
*
*
*

* CP II-Z –...
tracking img