Trabalho sobre ansiedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. Em crianças, o desenvolvimento emocional influi sobre as causas e a maneira como se manifestam os medos e as preocupações tanto normais quanto patológicos. Diferentemente dos adultos, crianças podem não reconhecer seusmedos.
A maneira prática de se diferenciar ansiedade normal de ansiedade patológica é basicamente avaliar se a reação ansiosa é de curta duração, autolimitada e relacionada ao estímulo do momento ou não. Os sintomas dos transtornos ansiosos são primários, ou seja, não são derivados de outras condições psiquiátricas como depressões, psicoses, transtornos do desenvolvimento, transtorno hipercinéticoentre outros.
Sintomas ansiosos são frequentes em outros transtornos psiquiátricos. É uma ansiedade que se explica pelos sintomas do transtorno primário, por exemplo, a ansiedade do início do surto esquizofrênico e o medo da separação dos pais numa criança pequena, mas isso não constitui um conjunto de sintomas que determina um transtorno ansioso típico. Podem ocorrer casos em que váriostranstornos estão presentes ao mesmo tempo e não se consegue identificar o que é primário e o que não é sendo mais correto referir que esse paciente apresenta mais de um diagnóstico existente. Estima-se que cerca de metade das crianças com transtornos ansiosos tenham também outro tipo de transtorno.
Algumas variantes dos sintomas do transtorno ansioso são os vícios, os maus hábitos, que também são ligadosaos transtornos compulsivos, como o vício de fumar, o vício de comer e o vício do álcool. Os ansiosos de forma não voluntária buscam o alivio para a sua ansiedade através do uso compulsivo destas e de outras drogas também como maconha, cocaína, crack, ópio e morfina.
O sentimento crônico da ansiedade é muito ruim, e na maioria das vezes a pessoa não identifica que se trate de uma ansiedade, de ummedo e não consegue dar uma razão lógica, formal, para o que esta acontecendo. Expressões como ‘Medo do que?’, ’Mas como isto esta acontecendo se esta tudo bem?’ ou ’Isto não faz sentido‘, são muito comuns, e tudo que a pessoa quer é achar um jeito rápido para se livrar desta sensação. Dai o uso de drogas ou outros métodos ineficazes que até trazem certo alívio imediato, mas que vão cada vez maisaumentando a ansiedade da pessoa. O quadro agudo da ansiedade é marcado muito mais pela intensidade das sensações físicas do que pela percepção de qualquer conflito psicológico. Os sintomas são os mesmos do que os relatados acima acrescentados de tontura, sensação de desmaio, de morte ou de que vai enlouquecer ou perder o controle de tudo. Quando estas sensações começam a se repetir comfrequência o nome do quadro passa a se chamar de Síndrome do Pânico, que na verdade é a repetição de crises de ansiedade aguda.
A diferença entre a Fobia sintoma e o Transtorno Fóbico, deve ser considerada como a diferença que se faz entre o sintoma e a doença. A Fobia, como sintoma faz parte da alteração do pensamento, aparece como um medo imotivado e patológico, ilógico e especificamente orientado paraum determinado objeto ou situação. Normalmente é acompanhada de intensa ansiedade e outros sintomas autossômicos.
O Transtorno Fóbico-Ansioso se caracteriza, exatamente, pela prevalência da Fobia, sintoma, entre os demais sintomas de ansiedade, ou seja, um medo anormal, desproporcional e persistente diante de um objeto ou situação específica.
Dentro dos quadros fóbico-ansiosos destacam-se trêstipos.
AGORAFOBIA
A característica essencial da Agorafobia é uma Ansiedade que aparece quando a pessoa se encontra em locais ou situações das quais sair dali poderiam ser difícil ou embaraçoso ou, na maioria das vezes, em situações nas quais um auxílio imediato pode ser difícil, caso a pessoa venha a passar mal.

A Ansiedade agorafóbica pode ser inclusive, antecipatória, ou seja, aparecer...
tracking img