Trabalho sobre alcoolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Álcool

Quadros clínicos associados ao uso e dependência de álcool correspondem a um dos mais comuns no serviço de emergência psiquiátrica (Szuster e col., 1990).

Intoxicação alcoólica. Apresenta-se como um comportamento inadequado conseqüente à recente ingestão de álcool, com vários sinais e sintomas: marcha ebriosa, fala pastosa, falta de coordenação, nistagmo, prejuízo da atenção oumemória, coma.

Intoxicação patológica. Caracteriza-se por um comportamento desadaptativo (freqüentemente agressivo) após a ingestão de pequenas quantidades de álcool. Tal comportamento deve ser atípico, quando comparado a situações em que o indivíduo não bebeu (Kaplan e Sadock, 1984).

Alucinose alcoólica. Caracteriza-se pela presença de alucinações vívidas e persistentes (freqüentementevisuais e auditivas) sem alteração do nível da consciência, após a diminuição ou cessação do consumo do álcool, em pacientes dependentes desta substância. O quadro pode evoluir para uma forma crônica, semelhante à esquizofrenia (Janicak e col., 1995).

Síndrome de abstinência. Caracteriza-se por quadro clínico que se inicia várias horas após a interrupção ou redução de um consumo crônico e intenso deálcool. Pode ser não complicada ou complicada com delirium.

A abstinência ao álcool não complicada com delirium é caracterizada, clinicamente, por:

· Tremor grosseiro;
· Um ou mais dos seguintes sintomas: sudorese, hipertensão, náuseas ou vômitos, mal-estar ou fraqueza, taquicardia, ansiedade, humor deprimido, irritabilidade, alucinações transitórias, ilusões, cefaléia, insônia (Kaplan eSadock, 1984).

Delirium. Este quadro pode ocorrer após a interrupção ou redução abrupta do uso crônico e intenso do álcool, em pacientes clinicamente comprometidos. Há confusão mental, acentuada hiperatividade autonômica, alucinações vívidas (visuais, táteis, olfativas), delírios, tremor, agitação, febre, convulsões. É quadro de emergência clínica, necessitando de cuidados de unidades de terapiaintensiva.

Transtorno amnéstico ("blackout"). Os "blackouts" são episódios transitórios de amnésia que acompanham variados graus de intoxicação ao álcool. Há, aqui, amnésia retrógrada para eventos e comportamentos ocorridos durante os períodos de intoxicação.


O que é
Embora a maioria dos animais tenha sistema nervoso, apenas três grupos (artrópodes, cefalópodes e craniata) apresentamcérebros complexos. O órgão, matriz do sistema nervoso que está localizado dentro do crânio nos seres humanos, é o principal centro de regulação e controle das atividades corporais: sede da consciência, do pensamento, da memória e da emoção. É ele, portanto, que permite ao homem identificar, perceber e interpretar o mundo que o rodeia. É composto por massa cinzenta e massa branca, sendo dividido emdois hemisférios por intermédio do corpo caloso, compreendendo também o tronco encefálico e o cerebelo.
O córtex cerebral corresponde à camada mais externa do órgão formada por tecido rugoso de cerca de dois milímetros de espessura, sendo um importante local de processamento neural, responsável por funções complexas como memória, atenção, consciência, linguagem, percepção e pensamento. Constituídapor massa cinzenta, essa estrutura permitiu ao ser humano desenvolver cultura, já que induziu a elaboração do pensamento abstrato e das representações simbólicas.
Cada hemisfério contém cinco lobos. O lobo frontal está associado à atividade motora, articulação da fala, pensamento e planejamento – responsável por cognição e memória. O lobo parietal responde pela interpretação das sensações e pelaorientação do corpo. O lobo occipital interpreta a visão. Nos lobos temporais as emoções e a memória são trabalhadas, fornecendo ao indivíduo a capacidade de identificar e interpretar objetos ao recuperar informações passadas.
A base do cérebro é composta por gânglios basais, tálamo e hipotálamo, atuando na coordenação de movimentos, organização da transmissão e recepção das informações...
tracking img