Sistema esqueletico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades em espaço escolar diversificado .
Células-tronco
O que é?
Células-tronco são as células com capacidade de auto-replicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesmae com potencial de diferenciar-se em vários tecidos. Células-tronco são células que têm a capacidade de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos epele.
Quais os tipos de células tronco existentes ?
Adultas, extraídas dos diversos tecidos humanos, tais como, medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta etc. (estas duas últimassão consideradas células adultas, haja vista a sua limitação de diferenciação). Nos tecidos adultos também são encontradas células-tronco, como medula óssea, sistema nervoso e epitélio. Entretanto,estudos demonstram que a sua capacidade de diferenciação seja limitada e que a maioria dos tecidos humanos não podem ser obtidas a partir delas.
Embrionárias, só podem ser encontradas nos embriões humanose são classificadas como totipotentes ou pluripotentes, dado seu alto poder de diferenciação. Estes embriões descartados (inviáveis para a implantação) podem ser encontrados nas clínicas dereprodução assistida ou podem ser produzidos através da clonagem para fins terapêuticos
Suas possíveis utilizações no tratamento de doenças degenerativas e genéticas?
As qualidades de transformação dascélulas-tronco podem representar tratamentos para muitas doenças que afetam milhões de pessoas. Por exemplo, uma injeção de células-tronco no cérebro de um portador de mal de Parkinson pode regenerar asfunções dos neurônios do paciente e levar à cura. Outras terapias podem incluir diabete, mal de Alzheimer, derrames, enfartes, doenças sanguíneas e câncer. Células troncos podem ser “engenheiradas”geneticamente para corrigir determinados erros e reimplantadas no indivíduo após a diferenciação sem risco de rejeição.
Referência
Site: http://www.ghente.org/temas/celulas-tronco/index.htm...
tracking img