Trabalho semestral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 ENTREVISTA 4
3 CONSULTORIA DA EMPRESA 7
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo permitir ao aluno reconhecer, em umaatividade prática, conceitos relacionados às disciplinas aplicadas no 3º semestre do curso de administração, desenvolvendo os conteúdos ministrados por meio de um texto.
Para elaboração do trabalho serão utilizadas pesquisas nos materiais estudados no decorrer do curso, além de consultas na biblioteca virtual onde contém várias obras que tratam do tema indicado.
Narealização dessa atividade será empregada uma pesquisa de campo, ou seja, uma entrevista com um proprietário de uma empresa ou organização que devera ser constituída legalmente. Com base na entrevista será elaborado um texto fazendo uma relação com as teorias estudadas no semestre. No final será apresentada uma conclusão pessoal acerca da entrevista realizada.





entrevistaA presente entrevista foi realizada com a Sr.ª Marcia, proprietária de três empresas no setor privado, com ramo de atividade em confecções. Tendo sede a cidade de Colíder-Mt. Sua rotina diária sempre foi muito dedicada ao trabalho, onde a Srª Marcia cursou até o ensino fundamental, não buscando concluir o ensino médio.
Tudo se iniciou no começo da década de 1990,quando a mesma passou a costurar algumas peças de roupas em sua própria casa e saía para vender de bicicleta pela vizinhança. Com o passar do tempo à demanda foi aumentando, havendo a necessidade de contratar uma ajudante, foi quando adquiriu sua primeira motocicleta.
No final da década de 1990, constitui-se a primeira empresa voltada para confecções femininas, contando com umapequena equipe de costureiras e vendedores. No ano de 2006 foi inaugurada sua segunda loja, tendo como segmento roupas femininas e masculinas.
Com suas duas empresas já consolidada, possibilitaram aquisições de bens como automóveis imóveis e no ano de 2009 a abertura de sua terceira loja, já essa voltada para confecções infantis.
Atualmente suas empresas possuemum quadro com cerca de 20 funcionários, todos com carteira assinada desde quando foram contratados seguindo exigências normas da CLT. Cita ainda exemplos como contrato de trabalho com período de experiência, pagar o salário ao funcionário mensalmente até o quinto dia útil de cada mês e ainda décimo terceiro e férias.
A empresa possui um organograma para demonstrar ahierarquia praticada, veja abaixo:


[pic]
Figura 1 – Organograma da empresa




Segundo a entrevistada, a razão pela qual motivou a abertura da empresa, foi uma pesquisa de mercado onde foi constatada uma larga demanda e a falta de empresas no comércio local. Isso vem de encontro com a abordagem realizada na disciplina de metodologia da pesquisa cientifica, onde relata que apesquisa de mercado é uma das praticas utilizadas para implantação de uma empresa no mercado em geral.
A comunicação dentro da empresa em relação aos funcionários é realizada de maneira informal, onde a proprietária decide as metas e promoções a serem atribuídas no decorrer do mês. Na maioria das vezes não há abertura para opinião dos funcionários, isso faz com que asinformações fiquem centralizadas somente na proprietária.
A empresa utiliza uma planilha como ferramenta de estatística para acompanhamento de produção e venda. Na planilha são dispostos os dados mensalmente onde é possível realizar comparativos mensais, trimestrais e anuais.
A tabela a seguir mostrara especificamente os gastos praticados na empresa.


|Gastos...
tracking img