Trabalho seguro em marmorarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O trabalho seguro em uma “marmoraria”



1. Introdução...............................................................................................................3

2. Objetivo do trabalho................................................................................................5
Medidas de Controle Administrativas e Pessoais.

3.Conclusão..............................................................................................................10

4. Referências Bibliográficas......................................................................................11


INTRODUÇÃO:

Os processos e procedimentos utilizados em marmorarias envolvem transporte de chapas, polimento, corte e acabamento. Para o desenvolvimento destas atividades existem riscos para ostrabalhadores, esses riscos são devidos à geração de poeira, ruído, vibração, além de riscos de acidentes e problemas ergonômicos.
Em ambientes sem as medidas de controle adequadas a poeira pode causar doenças respiratórias. Os trabalhadores expostos à poeira contendo sílica cristalina poderão adquirir uma doença pulmonar chamada silicose.
A silicose é uma doença pulmonar incurável causada peloacúmulo de poeira contendo sílica cristalina nos alvéolos. O desenvolvimento da silicose dependerá da quantidade de poeira contendo sílica existente no local de trabalho e do tempo que o trabalhador fica exposto. No início da doença a maioria dos trabalhadores não sente nada, porém se a exposição à poeira continuar, sintomas como tosse, emagrecimento e falta de ar ao se realizar esforços, podemaparecer rapidamente.
Não há cura para a silicose, mas ela pode ser evitada! A silicose pode ser prevenida evitando-se a exposição do trabalhador por meio de adoção de medidas de controle para eliminar ou reduzir a níveis bem baixos a quantidade de poeira contendo sílica presente nos ambientes de trabalho.
Além da exposição ocupacional à poeira contendo sílica, os trabalhadores podem estarexpostos a outros agentes químicos, como aqueles presentes nas colas, na massa plástica, nas ceras e nos produtos utilizados para uniformizar a superfície das chapas e para realizar atividades de limpeza em geral. Os solventes das colas, podem contribuir com a perda auditiva dos trabalhadores, doenças do sistema nervoso central, doenças do sistema respiratório, irritação da pele e olhos e queimaduras. Umoutro agente que causa impacto na saúde dos trabalhadores é a exposição ao ruído, que pode resultar um grave problema que é a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR). Essa perda auditiva é de caráter irreversível e vem sendo observada numa quantidade elevada de trabalhadores que atuam nesse setor produtivo. O ruído pode ocasionar também outros problemas de saúde como: zumbido no ouvido,alterações digestivas e cardíacas, fadiga, dor de cabeça e redução na concentração. Nas operações de acabamento em marmorarias o uso de ferramentas manuais motorizadas, como as esmerilhadeiras ou lixadeiras angulares, esmeris retos e serras-mármore, expõe os trabalhadores à vibração em mãos e braços. A utilização prolongada dessas ferramentas durante a jornada diária e ao longo dos anos pode ocasionarproblemas de ordem vascular, neurológica, muscular, entre outros efeitos.
Além dos riscos citados anteriormente, observam-se problemas relacionados com o levantamento, transporte e movimentação de chapas e peças pesadas, bem como posturas, organização do trabalho e bancadas inadequadas. Nesses ambientes também podem ocorrer acidentes relacionados com quedas de chapas e peças, projeção de partículas echoque elétrico devido à deficiência e improvisação nas instalações elétricas.

























Este relatório tem como objetivo verificar os possíveis danos resultantes
das atividades desenvolvidas em marmorarias e apresentar recomendações técnicas, visando a prevenção e o controle dos principais riscos à saúde e segurança dos trabalhadores.


CONTROLE...
tracking img