Equipamento de acabamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EQUIPAMENTOS DE ACABAMENTO

Sumário

Assunto pág
Introdução ----------------------------------------------------------- 4
1-Acabamento em rochas ---------------------------------------- 5
2-Acabamento a úmido nas marmorarias ------------------- 73-Equipamentos de acabamento------------------------------- 8
3.1Politrix de Borda Reta RP411 REXFORT--------------- 8
3.2Lixadeira Politriz Diamax------------------------------------- 9
3.2.1Características do produto.------------------------------ 9
3.3.1lixa ------------------------------------------------------------- 103.3.2-Rebolo ----------------------------------------------------- 11
3.4-Serra Mármore FORT-------------------------------------- 11
3.4.1Características do produto --------------------------- 12
3.4.2 Disco Diamantado --------------------------------------- 13
4- Talha- bloco-----------------------------------------------------14
4.1Talha-bloco multidiscos ------------------------------------ 16
Conclusão ---------------------------------------------------------- 18
Referencias-------------------------------------------------------- 19






Introdução

A marmoraria produz peças de várias formas, de rara beleza e de grande importância econômica que são aplicáveis naconstrução civil. São utilizadas na produção rochas como granitos, ardósias, mármores e também produtos fabricados como o Silestone e o Limestone. Os processos e procedimentos utilizados em marmorarias envolvem transporte de chapas, polimento, corte e acabamento.
Ante a possibilidade de exposição à sílica cristalina em marmorarias, após trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela Fundacentro, oMinistério do Trabalho e Emprego editou a Portaria DSST-SIT nº 43, de 11/03/2008, especificando que as máquinas e ferramentas utilizadas nos processos de corte e acabamento de rochas ornamentais devem ser dotadas de sistema seguro de umidificação.
Serão apresentadas ao longo deste trabalho as etapas do beneficiamento de rochas ornamentais, alguns dos equipamentos utilizados para o acabamentoobedecendo as especificações do ministério do trabalho descrita acima.


1 - Acabamento em rochas

Após a serragem, o passo seguinte do beneficiamento é o acabamento final das chapas e outras peças, através de levigamento, polimento e lustro, ou apicoamento e flameamento. O levigamento ou desbaste representa o desengrossamento das chapas, com a criação de superfícies planares e paralelas. Opolimento produz o desbaste fino da chapa e o fechamento dos grãos minerais, criando uma superfície lisa, opaca e mais impermeável que a de uma face natural da mesma rocha. O lustro é aplicado no sentido de se imprimir brilho à superfície da chapa, produzido pelo espelhamento das faces dos cristais constituintes da rocha.
O levigamento, polimento e lustro é efetuado por rebolos abrasivos, à basede carbureto de silício e diamante, em diferentes granulometrias (mais grossos para o levigamento e cada vez mais finos para o polimento e lustro final). Os rebolos, fixados em cabeçotes rotativos, circulam sobre a superfície da chapa, utilizando-se um fluxo constante de água para eliminação de resíduos e refrigeração da face tratada.
Os resultados do polimento e lustro é definido pelobrilho, fechamento e espelhamento das chapas, podendo-se aferir o brilho através da acuidade visual ou com uso de aparelhos (glossmeter). Os medidores de brilho foram desenvolvidos para superfícies metálicas homogêneas, sendo, no entanto também muito utilizados no setor de rochas ornamentais. O índice de brilho exigível pelos consumidores deve ser igual ou superior a 70 pontos medidos na escala...
tracking img