Pavimentacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pavimento ou Calçamento[1] (também conhecido pelo termo menos técnico e menos exacto chão) do latim pavimentu designa em arquitectura a base horizontal de uma determinada construção (ou as diferentes bases de cada andar de um edifício) que serve de apoio a pessoas, animais ou qualquer peça de mobiliário. Existem revestimentos para os pavimentos em ambientes internos e externos. Um pavimento podeter diversos tipos de revestimento (madeira, cerâmica, pedras naturais, pisos elevados, Pavimento Flutuante, etc).
Em engenharia, é a camada constituída por um ou mais materiais que se coloca sobre o terreno natural ou terraplenado, para aumentar sua resistência e servir para a circulação de pessoas ou veículos. Entre os materiais utilizados na pavimentação urbana, industrial ou rodoviária estãoos solos com maior capacidade de suporte, os materiais rochosos, como pedras britadas ou calçamento, o concreto de cimento Portland e o concreto asfáltico.


Tipos de Pavimentação

Pavimentação consiste em asfaltar ruas, pistas, estradas, acostamentos, entre outros, a fim de melhorar a circulação de pessoas e automóveis. Resumidamente, pavimentação é a camada constituída por um ou maismateriais (asfalto) que se coloca sobre um terreno natural ou já terraplanado.
A pavimentação pode ser feita com concreto asfáltico, ladrilhos, paralelepípedos e até mesmo blocos de pedras. Existem diversos tipos de pavimentação, entre eles:
Pavimentação de plano - conjunto numerável de ladrilhos que cobrem o plano sem espaços intermédios nem sobreposições;
Pavimentação pura – são pavimentaçõesformadas por um único ladrilho;
Pavimentação semi-regular - este tipo de pavimentação formada por dois ou mais polígonos regulares;
Pavimentação demi-regulares – são pavimentações constituídas por mais de um tipo de polígonos regulares e por mais de um tipo de vértices;
Pavimentações periódicas – são pavimentações que, ao sofrer uma translação, permanecem estáveis, ou seja, é possível deslocá-lasobre si própria, continuando os ladrilhos perfeitamente alinhados.




[pic][pic]Quais são os tipos de pedras para pavimentação

A ardósia é tipicamente um material de construção anti-derrapante, que pode ser essencial em domicílios com crianças e idosos.
[pic]Proprietários que desejam melhorar a aparência externa de sua casa podem considerar o uso de pedras de pavimentação para substituiro piso de pátios, decks, áreas da piscina ou garagem. Estas pedras são concebidas de uma variedade de cores, tamanhos e formas. Dependendo das necessidades do projeto, os diferentes tipos de pedras de pavimentação incluem arenito, concreto, ardósia, calcários ou granito.

O betão é possivelmente o tipo mais barato de pavimentação disponível. Tem muitas aplicações, tornando-se assim uma opçãoprontamente disponível para a remodelação. Ele pode ser comprado em várias cores ou tingido com as preferências do proprietário do imóvel. O concreto também pode ser estampado ou gravado para uma aparência personalizada. Um problema em relação ao betão, no entanto, é que é menos durável do que outras pedras de pavimentação.

O arenito é macio e geralmente fácil de trabalhar, portanto, muitas vezestorna-se uma escolha popular para a pavimentação. A rocha sedimentar de arenito é criada como partículas de feldspato e quartzo. Para um sistema de pavimentação, o arenito é normalmente usado em pátios e varandas.
A ardósia é geralmente uma escolha comum para pavimentação do pátio, devido à sua durabilidade. A ardósia é tipicamente um material de construção anti-derrapante, que pode ser essencialem domicílios com crianças e idosos. Estas pedras podem suportar áreas de tráfego intenso e temperaturas extremas e são frequentemente resistentes a derrames de bebidas e alimentos.

A pedra azul é um produto natural normalmente escavado em pedreiras de rochas. Como resultado, a sua cor depende da profundidade com que foi escavada. A pedra azul extraída de uma área profunda de uma pedreira...
tracking img